Resultados de Pesquisa

.

20 de agosto de 2007

Estado de Emergência na Jamaica

Árvores derrubadas e casas destruídas são os efeitos visíveis da passagem do furacão Dean

APVentos fortes e chuvas intensas já provocaram o derrube de várias árvores na Jamaica

As autoridades da Jamaica decretaram o Estado de emergência, por 30 dias, devido à passagem do furacão Dean. Árvores derrubadas e casas destruídas são para já os principais efeitos da chuva intensa e dos fortes ventos que atingiram o país. Há também notícia de uma pessoa desaparecida.

SIC

Os ventos fortes sentidos, em especial na costa sul da Jamaica, chegaram aos 230 km por hora.

Os danos materiais deverão ser elevados, mas são ainda difíceis de contabilizar. Árvores derrubadas e casas destruídas são por enquanto os efeitos imediatos da passagem do Dean.

Pelo menos uma pessoa é dada como desaparecida, depois do furacão ter destruído totalmente a habitação onde se encontrava.

O medo de pilhagens levou grande parte da população a manter-se em casa. A maior parte dos refúgios disponibilizados pelas autoridades, em igrejas, escolas e instalações desportivas, ficaram vazios.

O receio de instabilidade após a passagem do furacão levou também o Governo de Kingston a decretar o Estado de Emergência.

Dean pode subir à categoria 5

O furacão Dean está actualmente na categoria 4, mas depois da passagem pela Jamaica, receia-se que possa ascender à categoria 5. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos prevê que nas próximas horas o furacão atinja o México e as ilhas Caimão.

A passagem do Dean pelas Caraíbas já provocou a morte de pelo menos seis pessoas.

Escala de Furacões

No início dos anos 70, o engenheiro Herbert Saffir e o então director do Centro Nacional de Furacões nos Estados Unidos, Robert Simpson, construíram uma escala onde classificaram furacões com ventos ininterruptos de 118km/h ou mais. A Tabela Saffir-Simpson utiliza uma escala de 1 até 5 e enumera os potenciais danos, de acordo com a pressão barométrica, a velocidade dos ventos e a elevação do nível do mar. A escala é apenas utilizada para descrever furacões que se formam no Oceano Atlântico e a Norte do Oceano Pacífico.

Tempestade Tropical

Ventos (km/h): 63 - 117 Nível do mar (m): 0 - 0,9

Categoria 1

Ventos (km/h): 119 - 153 Nível do mar (m): 1,2 – 1,6 Pressão barométrica (pa): Menor que 980 Danos potenciais: Não provoca quaisquer danos nas estruturas dos edifícios. A principal consequência regista-se ao nível das regiões costeiras, com possibilidade de pequenas inundações. Pode provocar queda de árvores.

Categoria 2

Ventos (km/h): 154 - 177 Nível do mar (m): 1,7 – 2,5 Pressão barométrica (pa): 965–979 Danos potenciais: Danos verificam-se em janelas, portas e telhados de casas. Podem ser arrancadas árvores com a força dos ventos. As culturas ficam muito danificadas. Embarcações ancoradas junto à costa podem ser afectadas. Possibilidade inundações em zonas costeiras.

Categoria 3

Ventos (km/h): 178 - 209 Nível do mar (m): 2,6 – 3,8 Pressão barométrica (pa): 945–964 Danos potenciais: Provoca danos estruturais em pequenas casas e edifícios. Destrói construções feitas de madeira. Inundações perto da costa destroem pequenas estruturas e danificam construções maiores, inundação de terrenos. Neste caso, o Centro Nacional de Furacões de Miami já recomenda a retirada das pessoas do local onde o furacão possa passar.

Categoria 4

Ventos (km/h): 210 - 249 Nível do mar (m): 3,9 – 5,5 Pressão barométrica (pa): 920–944 Danos potenciais: Provoca grandes danos em áreas habitadas. Casas e prédios podem ser derrubados pelos ventos. Chuvas torrenciais provocam alagamentos em enormes áreas, grandes inundações. Necessidade de retirar em larga escala todos aqueles que residem nas regiões por onde o furacão passe.

Categoria 5

Ventos (km/h): Mais que 249 Nível do mar (m): Mais que 5,5 Pressão barométrica (pa): Menor que 920 Danos potenciais: Fenómeno considerado "raro" pelos meteorologistas, pode destruir tudo que estiver no seu caminho. Áreas costeiras podem ser invadidas até dez quilómetros. Colapso das estruturas. É obrigatória a retirada de todas as pessoas que morem perto da costa.

Nenhum comentário: