Resultados de Pesquisa

.

17 de agosto de 2007

A. do Sul: Ex-ministro do apartheid condenado

Tentativa de homicídio contra reverendo

Adriaan Vlok, antigo ministro da Administração Interna da África do Sul na altura do Apharteid, e quatro oficiais superiores foram esta sexta-feira condenados a penas de prisão por tentativa de homicídio de um activista.

Durante o julgamento, os cinco acusados tinham-se declarado culpados. Na sequência de um acordo com o Ministério Público, Vlok e um ex-comissário nacional da polícia foram condenados a 10 anos de prisão suspensos por cinco anos. Os outros três arguidos foram condenados a cinco anos, penas igualmente suspensas.

Nos finais da década de 1980, o reverendo Frank Chikane foi alvo de uma tentativa de homicídio perpetrada pelas forças de segurança. Na altura, o reverendo pertencia a um poderoso grupo anti-apartheid. Actualmente é assessor do Presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.

O método utilizado pelas forças de segurança foi embeber a roupa interior do clérigo com uma substância tóxica que afecta o sistema nervoso, mas o activista acabou por sobreviver.

Num acto de demonstração de arrependimento, Vlok pediu recentemente perdão ao reverendo, tendo-lhe simbolicamente lavado os pés durante uma cerimónia religiosa.

Nenhum comentário: