Resultados de Pesquisa

.

26 de agosto de 2007

Iraque: Um morto e seis feridos durante peregrinação xiita

Uma mulher morreu e seis outras pessoas foram hoje feridas num ataque contra peregrinos que se deslocavam de Bagdad para a cidade santa xiita de Kerbala, a sul da capital do Iraque, para participar numa cerimónia religiosa.

Segundo informou a agência iraquiana de notícias Asuat Al Irak, que cita fontes da polícia, o ataque foi lançado por um grupo armado na zona de Al Sayedia.

Após a agressão, as forças de segurança iraquianas intensificaram a sua presença na zona e iniciaram uma operação de perseguição aos atacantes, referiram as fontes.

Por seu turno, testemunhas locais asseguraram que os atacantes abriram fogo contra os peregrinos a partir de telhados de alguns edifícios, segundo a agência.

As autoridades iraquianas proibiram sábado o tráfego de furgões, motocicletas e bicicletas em Bagdad, para prevenir contra eventuais atentados contra fiéis xiitas que se dirigem para Kerbala, numa peregrinação anual.

A medida entrou em vigor sábado, às 18:00 locais (15:00 em Lisboa) e vigorará por prazo indefinido, informou o general Qassem Ataa al-Musawi, porta-voz do comando operacional encarregado do plano de segurança para Bagdad.

A proibição tem por objectivo proteger os milhares de fiéis que já começaram a dirigir-se para Kerbala para participar nas cerimónias do dia 15 do mês muçulmano de Shaaban, que decorre na próxima terça-feira.

Este ano essa data coincide também com a comemoração do aniversário do nascimento do imã Mohamed Al-Mahdi, na próxima quarta-feira.

O imã Al-Mahdi, que nasceu no ano 868 depois de Cristo, é o último dos 12 imãs do credo xiita, que segundo a tradição deste ramo do Islão desapareceu e voltará no final dos tempos transformado num messias.

Centenas de pessoas foram mortas nos últimos quatro anos em ataques com automóveis-bomba durante as comemorações religiosas celebradas em santuários xiitas de Bagdad e nas cidades santas de Kerbala e Najaf, situada a sul da capital.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: