Resultados de Pesquisa

.

6 de agosto de 2007

Olmert e Abbas reúnem-se para discutir futuro Estado palestino

Por Adam Entous

JERICÓ, Cisjordânia (Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, encontrou-se nesta segunda-feira com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia, abrindo o debate sobre "princípios" gerais de um Estado palestino, antes de uma conferência sobre o tema ainda neste ano.

Depois de meses de resistência, Olmert concordou em ampliar as discussões com Abbas, a fim de incluir "temas fundamentais" para a criação de um Estado palestino e de acabar com o conflito na região, disseram autoridades dos Estados Unidos e palestinas.

Mas não está claro se Olmert, cuja popularidade despencou depois da guerra no Líbano no ano passado, poderá fazer grandes concessões -- principalmente para retirar assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada.

Também continua indefinido como Abbas poderá cumprir acordos com o grupo islâmico Hamas, que prega a destruição de Israel e controla a Faixa de Gaza. O dirigente do Hamas Sami Abu Zuhri disse que o "inimigo israelense" está explorando as negociações para melhorar sua imagem e não dará nada em troca ao povo palestino.

O gabinete de Olmert recusou-se a divulgar os temas da agenda do encontro. Mas, segundo o assessor de Abbas Saeb Erekat, os assuntos seriam relacionados a fronteiras, o status de Jerusalém e o destino dos refugiados palestinos.

Com um forte esquema de segurança, Olmert e Abbas reuniram-se em um hotel em Jericó, a menos de um quilômetro do último posto de controle israelense na entrada da Cisjordânia. De acordo com autoridades palestinas, Olmert é o primeiro premiê israelense a visitar uma cidade palestina em mais de seis anos.

Se Olmert e Abbas concordarem com alguns "princípios", os temas serão apresentados em uma conferência patrocinada pelos Estados Unidos e programada para novembro, disseram autoridades israelenses e ocidentais.

(Com reportagem de Nidal al-Mughrabi em Gaza)

Nenhum comentário: