Resultados de Pesquisa

.

10 de agosto de 2007

Conselho de Segurança amplia papel da ONU no Iraque

Agencia Estado

O Conselho de Segurança (CS) aprovou por unanimidade hoje uma resolução expandindo o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque. A resolução autoriza a ONU, a pedido do governo iraquiano, a ajudar a promover conversações entre os diferentes grupos étnicos e religiosos do país e levar adiante um diálogo regional sobre questões como segurança das fronteiras, energia e refugiados. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, co-patrocinadores da resolução, manifestaram a crença de que a ONU poderia exercer um papel importante na tentativa de pacificar o Iraque por ser vista por muitos como uma entidade neutra, capaz de atuar como facilitadora de negociações entre partes em conflito.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, recebeu com satisfação a decisão do CS de renovar e expandir o mandato da missão da entidade no país árabe. "As Nações Unidas estão profundamente comprometidas em ajudar o povo iraquiano e estou satisfeito por ter agora a oportunidade de intensificar, onde for possível, nossas contribuições em áreas cruciais como a reconciliação nacional, o diálogo regional, a assistência humanitária e os direitos humanos", disse Ban perante o CS da ONU.

O embaixador dos EUA no Iraque, Zalmay Khalilzad, disse que a adoção da resolução "marca uma nova e importante fase no papel da ONU no Iraque" e manifestou a esperança de que a medida sirva para "impulsionar a conquista de apoio internacional ao governo e ao povo iraquianos". "Essa resolução expõe a crença generalizada de que o que acontece no Iraque tem implicações estratégicas não somente para a região, mas também para o mundo", prosseguiu ele.

Nenhum comentário: