Resultados de Pesquisa

.

28 de agosto de 2007

Civis têm três quartos das armas em todo o mundo

Estudo de instituto internacional

Três quartos das armas de fogo em todo o mundo estão na posse de civis, revela um relatório do Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (IUHEI) de Genebra, que salienta a relação entre a urbanização galopante e a violência armada.

Dos 875 milhões de armas em circulação no mundo, 650 milhões (75 por cento) estão nas mãos de civis, revelam os responsáveis pelo estudo.Com 270 milhões de armas, os Estados Unidos estão no topo da lista, seguidos da Índia (46 milhões de armas), China (40 milhões), Alemanha (25 milhões) e França (19 milhões).

Os Estados Unidos têm também a maior concentração de armas em relação à sua população, com 90 armas por cada cem pessoas. A seguir surgem o Iémen, a Finlândia e a Suíça.

Posse de armas aumentou "consideravelmente" nos últimos cinco anosA posse de armas por civis "ultrapassa largamente as estimativas anteriores, com um crescimento considerável nos últimos cinco anos", disse à imprensa Keith Krause, director do programa Small Arms Survey, do IUHEI.

Os civis adquirem mais armas, que são também cada vez mais potentes, acrescenta o estudo.

Segundo os analistas, "o aumento da riqueza nacional levará a um aumento na posse de armas de fogo". Por isso, concluem que o recuo da proliferação dos arsenais civis é "pouco provável" num futuro próximo.

No Brasil, o número de vítimas de armas de fogo triplicou entre 1982 e 2002, com 21 mortos por cada cem mil pessoas. Estes números já colocam o Brasil à frente de alguns países em guerra, salienta o estudo.

Nenhum comentário: