Resultados de Pesquisa

.

5 de agosto de 2007

Irã: suspender programa nuclear é inaceitável

O Irã reiterou neste domingo que a suspensão do enriquecimento de urânio é "absolutamente inaceitável" para o país, através do porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Mohamad Ali Hosseini.

Hosseini reafirmou, além disso, que a suspensão "não será resultado das negociações" que seu país mantém com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a União Européia (UE) para solucionar a disputa pelas atividades nucleares iranianas.

- Este é um assunto vital para o Irã (...) a suspensão é absolutamente inaceitável - recalcou Hosseini em sua entrevista coletiva semanal em Teerã.

O porta-voz comentava uma informação publicada recentemente por um semanário alemão, segundo o qual o principal negociador iraniano, Ali Larijani, não descartava que seu país poderia frear o enriquecimento como resultado de suas negociações com o chefe da diplomacia da UE, Javier Solana.

- Eu mesmo falei com o senhor Larijani (...) suas declarações foram publicadas de forma incorreta - acrescentou Hosseini.

O Irã também mantém negociações com a AIEA para tentar encontrar um "plano marco" para solucionar as "questões pendentes" relativas ao programa nuclear iraniano, que Teerã assegura que tem fins pacíficos.

Com essas conversas, a República Islâmica tenta conseguir que o caso nuclear seja tratado pela AIEA e não pelo Conselho de Segurança da ONU, para evitar que seja alvo de novas sanções internacionais.

EUA e a UE suspeitam que o Irã desenvolve um programa militar secreto e pressionam para que este país abandone o enriquecimento de urânio, que tem duplo uso, pacífico e militar.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: