País diz que arma está de acordo com tratado que prevê redução de arsenal nuclear
Agência Estado e Associated Press]
MOSCOU - O Exército russo promoveu nesta terça-feira, 29, o teste de um novo míssil balístico intercontinental capaz de transportar múltiplas ogivas independentes, informou a Força de Mísseis Estratégicos da Rússia por meio de um comunicado.
O míssil RS-24 foi disparado a partir de um lançador móvel instalado na base de Plesetsk, no noroeste da Rússia. A ogiva testada atingiu seu alvo na Península de Kamchatka, no extremo leste do país, a mais de 5.500 quilômetros de distância da base de lançamento, segundo uma declaração do comando responsável pelo exercício.
O novo míssil é visto como um eventual substituto das séries RS-18 e RS-20, que são a espinha dorsal da Força de Mísseis Estratégicos da Rússia. Esses mísseis são conhecidos no Ocidente como SS-19 Stiletto e SS-18 Satã.
O comunicado militar esclarece que o RS-24 está de acordo com os termos do START-I e do Tratado de Moscou, que prevê a redução do arsenal atômico de Rússia e Estados Unidos para entre 1.700 e 2.000 ogivas nucleares. A Força de Mísseis Estratégicos da Rússia não revelou quantas ogivas o RS-24 é capaz de transportar simultaneamente.
O analista militar Alexander Golts manifestou-se surpreso com o anúncio desta terça. "Parece ser um novo míssil. Pode ser um engodo ou algo que foi desenvolvido sob sigilo total", comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário