Resultados de Pesquisa

.

14 de maio de 2007

Câncer de garganta e sexo oral

A transmissão do HPV aumenta o risco da doença mais do que cigarro
Num estudo feito em pessoas infectadas por diversos tipos do vírus Humam papillomavirus (HPV), cientistas discobriram que sexo roal representa maior risco de câncer de garganta do que beber ou fumar. De acordo com artigo publicado no site americano New Scientist, pessoas que tiveram mais de 5 parceiros de sexo oral na vida têm 250% mais de chance de desenvolver câncer de garganta do que quem nunca fez sexo oral. Os estudiosos acreditam que isso se deve a transmisão do HPV, o vírus responsável pela maioria dos cânceres cervicais. Os cientistas acreditam que o resultado tem que ser divulgado para encorajar as pessoas a usarem camisinha durante o sexo oral, para prevenção, e que mais homens passem a receber a vacina anti-HPV.
Estudando apenas uma variante do vírus, os infectados tinham incidência 32 vezes maior de câncer de garganta do que aqueles que nunca tinham sido expostos. Numa outra variante do vírus, a incidência entre os infectados foi 58 vezes maior. Por comparação, fumar ou beber aumentam os riscos desse câncer em 3 vezes.
Os médicos também expressaram sua expectativa de que a vacina anti-HPV recentemente desenvolvida ajude a prevenir o câncer anal e oral.
(Costa)

Nenhum comentário: