Resultados de Pesquisa

.

8 de maio de 2007

Mais de 6 mil benefícios bloqueados em MT

Mais de 6 mil benefícios bloqueados em MTMDS identifica possíveis irregularidades cadastrais em 9,2 mil famílias beneficiadas no Estado; bloqueio imediato atingirá 4% do total
RODRIGO VARGAS
Da Reportagem
Auditoria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) detectou possíveis irregularidades no cadastro de 9,2 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em Mato Grosso. Mais de 6 mil benefícios serão imediatamente bloqueados, o que corresponde a cerca de 4% do total no Estado.
De acordo com o ministério, o bloqueio atingirá 330 mil famílias em todo o país. A medida foi anunciada após um trabalho de fiscalização que comparou a renda declarada no Cadastro Único de Programas Sociais com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre 2004 e 2005.
Divergências entre as duas bases levaram os cadastros à malha fina. “O Ministério bloqueou os benefícios de famílias com maiores indícios de estarem fora do perfil do programa. Os bloqueios correspondem a pouco menos de 3% do total de 11,1 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família”, expôs o ministério, em comunicado à imprensa.
Mato Grosso tem 212 mil famílias no Cadastro Único. Destas, 136 mil já recebem o dinheiro do programa. Sua proporção de cadastros bloqueados é a sétima maior do país – o campeão, nominal e proporcional, é São Paulo, com mais de 66 mil benefícios irregulares.
O ministério explica que as famílias terão a possibilidade de buscar o desbloqueio. Para isso, será necessário buscar os gestores do programa em cada município e pedir a atualização da renda no Cadastro Único - a renda mensal por integrante da família não pode ser superior a R$ 120,00.
“Se a família realmente tem renda superior àquela prevista nas regras do Bolsa Família, o benefício será cancelado. Se porventura a renda informada no cadastro não for revisada no prazo de 90 dias, estes benefícios serão cancelados”.
De acordo com levantamento do Banco Mundial, o Bolsa Família tem conseguido atingir a parcela da população que mais precisa. O índice de “focalização”, como aponta o MDS, é o melhor entre os programas similares em implementação na América Latina.
Desde o início do programa, 1,5 milhão de benefícios foram bloqueados ou cancelados. “Estas medidas ajudaram a destinar o benefício àquelas famílias que realmente precisam e se enquadram no critério”.
{Costa}

Nenhum comentário: