Resultados de Pesquisa

.

21 de maio de 2007

Confrontos no norte do Líbano intensificam-se

Balanço de 46 mortos ao segundo dia
Mohamed Azakir/Reuters
Os confrontos entre o exército libanês e as forças do movimento islâmico Fatah chegaram hoje ao segundo dia consecutivo de confrontos, no norte do país, mais precisamente no campo de refugiados de Nahr al-Bared, nas proximidades de Tripoli. Ontem também uma explosão, ainda não reinvindicada, destruiu um centro comercial, no coração de Beirute, a capital, matando uma mulher.
Ontem, no primeiro dia dos confrontos a norte, o balanço final ficou-se em 46 mortes (27 militares, 17 islamistas da Fatah e dois civis), após intensas trocas de tiros de artilharia pesada entre as forças opostas.
Repórteres de imagems estrangeiros descrevem que o cenário perto do campo é de um intenso fumo negro e ouvem-se trocas de tiros.
A Fatah é acusada de relações próximas com a Al-Qaeda e estes confrontos surgem após um mês de uma profunda crise política no Líbano.
Em Nahr al-Bared, um campo controlado pela Fatah, vivem 22 mil refugiados que nest altura não têm nem luz nem água. O crescente vermelho queixa-se que, devido ao conflito instalado, não consegue entrar no campo para prestar apoio aos refugiados e auxílio às vítimas dos tiroteios.
O Governo dirigido pelo primeiro-ministro Fouad Siniora deu ontem luz verde para que os militares façam o que for preciso para neutralizar as forças da Fatah em Nahr al-Bared.
Costa

Nenhum comentário: