Resultados de Pesquisa

.

15 de maio de 2007

EUA e Rússia tentam diminuir tensões

Agencia Estado
No último dia de visita à Rússia, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, e o presidente russo, Vladimir Putin, diminuíram a intensidade do bate-boca que vinham mantendo há alguns dias, mas não conseguiram esconder as gigantescas diferenças de pontos de vistas sobre questões estratégicas.
Condoleezza chegou a dizer que ninguém vai impedir os EUA de instalar um escudo antimíssil na Europa. ?Não permitiremos que qualquer país do mundo impeça os objetivos de segurança dos EUA?, afirmou Condoleezza, após encontro com Putin nos arredores de Moscou. A declaração é um claro recado aos russos, que se opõem ao projeto.
Depois da reunião, em coletiva aos jornalistas, ela e o chanceler russo, Serguei Lavrov, concordaram em amenizar o discurso. ?O presidente Putin entende o lado americano e concordou em abaixar o tom dos discursos e concentrar-se em avanços concretos?, afirmou Lavrov. O russo, contudo, não perdeu a chance de cutucar a americana. ?Seria melhor se considerássemos essas declarações como um convite a um diálogo mais franco e justo?.
Costa

Nenhum comentário: