Resultados de Pesquisa

.

1 de maio de 2007

Suposta morte do líder da Al-Qaeda é investigada

Da France Presse
U.S. Military/AP
Líder da Al-Qaeda teria sido morto em confrontos internos
O governo iraquiano investiga declarações sobre suposta morte do chefe da Al-Qaeda no Iraque, Abu Ayub al-Masri, em combates internos. "Recebemos informações segundo as quais combates opuseram membros da Al-Qaeda. Masri teria sido executado nesta ocasião. Nossas forças não têm nada a ver com isso. Essas informações ainda devem ser verificadas, mas são confiáveis", disse o general Abdel Karim Khalaf, porta-voz do ministério do Interior, à rede de televisão pública Iraqia.
Segundo o exército americano, Abu Ayub al-Masri, também conhecido como Abu Hamza al-Muhajer, teria sucedido em junho de 2006 a Abu Mussab al-Zarqawi, morto durante um bombardeio americano. Os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de cinco milhões de dólares por sua captura. De acordo com o governo norte-americano, Masri se juntou em 1982 à Jihad Islâmica egípcia, então liderada por Ayman al-Zawahiri, o atual número dois da Al-Qaeda.
Ele teria conhecido Zarqawi em 1999 no campo de treinamento Al-Faruk, no Afeganistão, onde teria se tornado um especialista em explosivos, antes de viajar ao Iraque depois da queda do regime talibã. Antes da morte de Zarqawi, Mujaher era um comandante da Al-Qaeda para o sul do Iraque. Ele trabalhou estreitamente com tenentes de Zarqawi em Fallujah, antigo feudo sunita a oeste de Bagdá, fornecendo camicases e carros-bombas.
Para o exército americano, ele é um dos fundadores da Al-Qaeda no Iraque e um dos últimos associados de Zarqawi ainda vivos. A morte de Abu al-Masri já havia sido anunciada em outubro de 2006, antes de ser desmentida pelo exército americano e pelas autoridades iraquianas.
{Costa}

Nenhum comentário: