Resultados de Pesquisa

.

22 de maio de 2007

“Destruindo Fortalezas Inimigas”

Autor: Adélio Custódio de Moraes – Ministério Internacional Terra Prometida.
Artigo – 14
Texto base: II Tm 3:8
E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos (REPROVADOS) quanto à fé.
Ref. Complementar: Mat 5:12-13, At 5:41, I Pd 3:14, Apoc 2:10, 3:30.
Definição de Fortaleza inimiga:

“Um conjunto de padrões psicológicos fortes e resistentes de conceitos e valores inconscientes, gerando pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários ao plano, propósito e prática de Deus para a vida do homem”. São Fortalezas Psicológicas.

Definição de reprovado: Julgado inabilitado; Desaprovado. “Alguém que se submeteu à prova em matéria de fé e foi Julgado inabilitado”.
Traçando um paralelo com nosso sistema de avaliação escolar, podemos afirmar que, no reino de Deus existe um paralelo muito grande. A avaliação ou prova, tem como objetivo testar os conhecimentos adquiridos do candidato quanto à matéria na qual ele está sendo instruído. Caso seja aprovado o mesmo é julgado habilitado para passar para a próxima fase, se for reprovado é julgado inabilitado, não pode passar para a próxima fase e terá que repetir o ano letivo.
Quando se trata de matéria de Fé, existem inúmeros amados irmãos que inconscientemente sem o saberem estão sendo reprovados ano após ano. Ser reprovado na fé significar estar inabilitado, desqualificado.
QUEM APROVA É DEUS
At 2:22 - Varões Israelitas, escutai estas palavras; A Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por meio dele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis.
Ora se é Deus quem nos prova (avalia, testa) em termos de fé, temos que ter em mente uma coisa (não dá para colar, dar um jeitinho), pois Deus é aquele que sonda mentes e corações. Os olhos de Deus estão em todos os lugares.
Hb 11:6 - A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Nosso pai eterno se agrada quando nós agimos por fé e somos aprovados, muito mais do que nosso pai terreno quando recebe a notícia da nossa aprovação escolar. QUAL O OBJETIVO DA PROVA
Meus amados irmãos, tende por motivos de grande gozo o passardes por várias provações. Sabendo que a aprovação da vossa fé produz perseverança;
Dentre outros motivos está o de produzir perseverança. Experimentar-nos, nos lapidar, aperfeiçoar. Oh glória!
I Pd 4:12- Amados, não estranheis a ardente provação que vê sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse. (1:6; I Cor 3:13).
1.O texto diz que a provação é para nos experimentar (testar). Para testar o que? Se a nossa fé é verdadeira, sincera e não uma fé mentirosa, fingida, inoperante (I Tm 1:5).
]
Tt 1:16 - Afirmam que conhecem a Deus, mais pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, desobedientes e REPROVADOS para toda boa obra.
Afirmam que conhecem a Deus. Aquele tipo de pessoa que pensa que só pelo fato dela dizer que acredita em Deus ela vai se dar bem. Eles sinceramente acham que podem enganar a Deus com suas mentiras. A Bíblia diz neste texto que os tais já estão reprovados porque suas obras, aquilo que eles praticam é contrário ao que eles dizem. Eles negam o conhecimento de Deus por aquilo que eles praticam. Eles falam mais não praticam, são hipócritas. Sendo abomináveis, desobedientes e REPROVADOS.
Os reprovados para a fé são desobedientes conhecem a palavra de Deus, mas não praticam (Tg 1:22). Sabem que o que fazem é errado, muito embora saibam que Deus não aprova continuam fazendo tais coisas.
2. I Pd 5:10 - bUma vez confirmada ela é para Deus mais preciosa do que o ouro que perece. A prova é necessária para o nosso crescimento, amadurecimento, fortalecimento e confirmação na fé. Nosso pai se importa com nossa aprovação, muito mais, do que imaginamos. Quando confirmada (aprovada) é mais preciosa do que o ouro. É maravilhoso sabermos disso. Aleluia!
3. I Pd 1:7 - Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Precisamos entender e nos alegrar nas provações porque elas são essencialmente necessárias. Às vezes até nos faz chorar, entristecer, mais o choro pode durar uma noite inteira mais a alegria vem ao amanhecer. Para glória de Deus que somos provados. Aleluia!
O texto diz que não devemos estranhar a provação, porque ela é parte integrante do processo de avaliação. Às vezes a provação envolve Perseguições, Sofrimentos, Tribulações,Tentações. Muitos não entendem quando são provados, ficam desesperados sem saber o que fazer: Murmuram, choram, enfraquecem, desistem. Pois desconhecem os benefícios da provação.
QUEM É PROVADO ?
Todos porquanto querem viver sinceramente em Cristo Jesus, passaram por provas (tentações, perseguições, Aflições, Tribulações). Jo 16:33, II Tes 1:4, Rm 8:18, II Tm 2:15.
Todos os Cristãos, que em todo tempo e lugar invocam o nome de Jesus. A prova está relacionada ao exercício diário da fé da Igreja, o corpo vivo de Cristo. As grandes vitórias provêm de grandes batalhas. As grandes vitórias provêm de verdadeiras provações.
SOU EU QUE TENHO QUE FAZER ALGUMA COISA PARA SER APROVADO.
I Cor 9:27 - Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar REPROVADO.
Tal qual no ano letivo a nossa aprovação na fé só depende de nós mesmos. A responsabilidade é única e exclusivamente nossa. A Bíblia diz que o reino até o dia de hoje e tomado com esforço e somente àqueles que se esforçam é que se apoderam dele. Quando o Apóstolo Paulo fala que ele subjugava seu próprio corpo (carne) dá-nos entender que o corpo dele quer fazer alguma coisa errada, mas ele por amor de Cristo conscientemente o trás em sujeição à palavra de Deus a qual ele pregava.
II Cor 13:5 - Examinai vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais REPROVADOS.
Examinai-vos a vós mesmos. Provai - vos a vós mesmos! Deus nos convida a examinarmos a nós mesmo, fazendo assim ele nos proporciona a oportunidade de nos corrigirmos a nós mesmos para não sermos reprovados por ele.
Não sabeis que Jesus Cristo está em vós? Não ter a consciência que Jesus Cristo está em nós é ignorância espiritual. A falta deste conhecimento é falta gravíssima. Se não, é porque já estais REPROVADOS.
Estar reprovado significa entristecer o Espírito Santo de Deus. (Ef 4:30); Significa desagradar ao pai. (Heb 11:6); Não estar habilitado em matéria de fé (II Tm 3:8); Significa ser incrédulo(Hb 3:12); Significa perder o prêmio, galardão (Apo 2:10).
Assim como Janes e Jambres fizeram ao resistir a Moisés, os reprovados quanto à fé resistem à verdade.
Mas, o que é resistir à verdade? É Não deixar que a verdade os transforme; É inutilizar, neutralizar, negar-lhe a eficácia, opondo-se a verdade com mentiras; É agir de forma contrária ao que a Bíblia diz ser o certo.
I Tm 1:19 - Conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado naufragaram no tocante a fé.
Neste versículo o Apóstolo Paulo está falando acerca de duas necessidades vitais para o corpo de Cristo, conservar a fé e uma boa consciência. Porque alguns havendo rejeitado naufragaram na fé em outras palavras foram reprovados.
Rm 1:28
E por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou à uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.
Eles possuem uma disposição mental reprovada, consequentemente as coisas que eles praticam coisas inconvenientes. A igreja de Jesus precisa acordar para esta realidade urgentemente. Deus está trazendo luz ao nosso entendimento para que possamos nos levantar revestidos do Senhor e na força do seu poder para fazermos a diferença em meio a uma geração corrupta e pecado. Para sermos aprovados e não reprovados. Glória a Deus!
PERFIL DO REPROBO QUANTO A FÉ
Conversei com uma desviada certa vez, falando das obras maravilhosas que Deus estava fazendo em minha vida. Convidei-a para juntos buscarmos o Senhor. Para minha surpresa ela me disse:
Já passei muito tempo na igreja, fiz isso e aquilo e no final não consegui mudar de vida. A Bíblia está cheia de erros. Quem garante que não foi escrita por homens pecadores como nós....
II Tm 3:1-4
Quando o Espírito Santo nos adverte que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão:
Amantes de si mesmos,
Gananciosos,
Presunçosos,
Soberbos,
Blasfemos,
Desobedientes a seus pais,
Ingratos, ímpios,
Sem afeição natural,
Implacáveis,
Caluniadores,
Incontinentes,
Cruéis,
Inimigos do bem,
Traidores,
Atrevidos,
Orgulhosos,
Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder.
... Afastem-se também destes.
JO 3:20 - Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
II Tm 2:15 - Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra de verdade.
Existem duas formas de nos apresentarmos diante de Deus. A primeira delas é aprovado como obreiro, que não tem nada que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade.
A outra é como REPROVADOS ou seja julgado inabilitado, que tem um monte de coisas de que se envergonhar e que maneja mau a palavra de Deus. Não existe uma terceira opção. Não existe uma outra forma.
BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE SUPORTA A PROVAÇÃO; PORQUE DEPOIS DE APROVADO RECEBERÁ A COROA DA VIDA, QUE O SENHOR PROMETEU AOS QUE O AMAM (Tg 1:12).
Heb 10:38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Aqueles que são submetidos à prova e recuam, não são aprovados. Consequentemente, Deus não tem prazer nele.
Portanto diz o Senhor:
“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vos mesmos. Ou não sabeis quanto a vos mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais REPROVADOS”.
O desejo sincero do meu coração nesta hora é que todos possam estar motivados pelo Espírito Santo para agradarem ao coração do Pai, sendo aprovados nas provações.
Costa

Nenhum comentário: