Resultados de Pesquisa

.

8 de fevereiro de 2008

EUA pressiona por maior contribuição de aliados da Otan

O Globo OnlineAgências internacionais

CABUL - Na tentativa de mostrar unidade, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o secretário das Relações Exteriores britânico, David Miliband, chegaram nesta quinta-feira ao Afeganistão, para pressionar aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a compartilhar a responsabilidade por tropas de combate na região.

Estados Unidos e Grã-Bretanha vêm pedindo aos outros membros da Otan para que mobilizem mais forças de combate no país, especialmente no sul, onde a insurgência do Talibã é mais forte.

" Sinceramente, espero que haja mais contribuições de tropas "

- Sinceramente, espero que haja mais contribuições de tropas. E é preciso mais forças afegãs - disse Rice a repórteres que acompanharam a viagem com ela a partir de Londres, onde a chefe da diplomacia americana se reuniu com o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown.

Rice e o premier britânico pediram que os membros da Aliança Atlântica enviem mais soldados para que o Afeganistão não se transforme em um "estado fracassado" e para que, nas palavras de Brown, "a distribuição do trabalho seja justa". Na quarta-feira, o secretário americano de Defesa, Robert Gates, chegou a dizer que a resistência de alguns países europeus em enviar mais soldados ao Afeganistão ameaça rachar a Otan.

" Acho que isso coloca uma nuvem sobre o futuro da aliança se isso durar e talvez até piorar "

- Temo bastante que a aliança evolua para uma aliança de dois escalões, em que há aliados dispostos a lutar e morrer para proteger a segurança das pessoas e outros que não estão [dispostos a isso]", afirmou o secretário - E acho que isso coloca uma nuvem sobre o futuro da aliança se isso durar e talvez até piorar.

A Grã-Bretanha possui cerca de 5.800 soldados no país dentro da Força de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf), que tem a participação de 37 nações. Os EUA possuem cerca de 27.000 militares no país, aproximadamente 15.000 na missão da Otan e outros 12.000 sob comando direto de Washington.

Os enviados ao Afeganistão planejam se reunir com comandantes da Otan no front da luta contra o grupo. Rice e Miliband também devem ser recebidos pelo presidente afegão, Hamid Karzai.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/02/07/eua

Nenhum comentário: