Resultados de Pesquisa

.

19 de fevereiro de 2008

Partidos de oposição lideram apuração de eleições paquistanesas, diz TV

Partido que era de Benazir Bhutto lidera levantamento parcial. Grupo que sustenta Pervez Musharraf deve sofrer revés.
Da EFE

O Partido Popular do Paquistão (PPP), da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto, lidera a apuração das eleições legislativas do Paquistão, segundo dados do canal de televisão Geo TV. Ainda não há confirmação oficial.

O canal informou sobre a apuração de 221 das 272 regiões e, segundo esses dados, o PPP obteve 74 cadeiras, seguido de perto pela Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), que conseguiu 62 deputados.

A Liga Muçulmana do Paquistão-Quaid (PML-Q), legenda que nos últimos anos deu sustentação política ao regime do presidente Pervez Musharraf, sofreu uma grande perda, e não passa de 31 deputados até o momento.

Como quarta força se situa o Muttahida Qaumi Movement (MQM), um partido representante dos emigrantes chegados da Índia e que até agora apoiou o PML-Q, e que obtém até o momento 17 cadeiras.

A Comissão Eleitoral publicou, até agora, o resultado de 117 regiões, com um empate entre as duas principais forças de oposição do país -PPP e PML-N-, com 36 cadeiras cada, seguidas pelo MQM, com 15, e pelo PML-Q, com 11.

O PML-Q não contará no novo Parlamento com o secretário-geral do partido, Chaudhry Shujaat Hussein, nem com os ex-ministros de Ferrovias, Rashid Ahmad, e de Exteriores, Khurshid Kasuri, que foram derrotados em suas respectivas regiões.

Outra das principais novidades da nova legislatura será o aumento da representação do Partido Nacional Awami (ANP), legenda laica e pashtun que obteve até o momento 10 cadeiras nas áreas de maior presença islamita, no noroeste do país.

Segundo os dados da Geo TV, faltando apurar 51 regiões, os dois principais partidos de oposição do Paquistão já reúnem 50% das cadeiras totais.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL304361 -5602,00-PARTIDOS+DE+OPOSICAO+ LIDERAM+APURACAO+DE+ELEICOES +PAQUISTANESAS+DIZ+TV.html

Nenhum comentário: