Resultados de Pesquisa

.

17 de fevereiro de 2008

Atentado suicida deixa mais de 80 mortos no Afeganistão

AFP

Mais de 80 pessoas morreram e outras dezenas foram feridas neste domingo, 17, no atentado suicida mais mortífero já perpetrado no Afeganistão, atribuído aos talibãs e cometido durante um combate de cães na cidade de Kandahar, no sul do país.

Este atentado, cujo balanço ainda é provisório, é mais sangrento que o de 6 de novembro passado, cometido no norte da província de Baghlan e considerado até então o mais mortífero de todos. Ele havia deixado 79 mortos, entre os quais seis parlamentares e dezenas de crianças.

Pouco antes do meio-dia (horário local), "um camicase acionou os explosivos que carregava no meio de uma multidão no 7º distrito de Kandahar, matando mais de 80 pessoas e ferindo mais de 50", informou o ministério do Interior em comunicado.

"Muitos feridos estão em estado grave, e o balanço de mortos ainda pode aumentar", acrescentou. O camicase ainda não foi identificado, finalizou o ministério em seu comunicado.

O governador da província, Asadullah Khalid, mencionou durante uma entrevista coletiva pelo menos 80 mortos. "Sessenta corpos foram levados para um hospital civil, e outros 20 para outros hospitais. Pelo menos 80 pessoas morreram", afirmou, sem especificar o número de feridos.

Um alto funcionário do hospital militar disse à AFP que 90 feridos se encontravam atualmente nos dois principais estabelecimentos médicos de Kandahar.

"É o pior ataque que já vi em Kandahar", declarou à AFP o chefe do Conselho provincial, Wali Karzai, irmão do presidente Hamid Karzai.

No local do atentado, um jornalista da AFP viu dezenas de vítimas sendo levadas de carro para os hospitais da cidade.

Vários corpos desmembrados jaziam no chão, ao lado do cadáver de um cão de combate. Muitas roupas encharcadas de sangue estavam espalhadas pelo local, constatou o repórter.

"Mais de 500 pessoas estavam reunidas para assistir ao combate de cães", relatou à AFP uma testemunha, Abdul Karim. "De repente, ouvi uma enorme explosão perto de um carro de polícia", acrescentou.

Aos prantos, um adolescente, Yaqub, contou à AFP que seu irmão, de 23 anos, havia morrido no atentado.

Quando estavam no poder, os talibãs haviam proibido os combates de cães, assim como quaisquer outros combates entre animais, por considerá-los "antiislâmicos".

Wali Karzai e Asadullah Khalid culparam os talibãs pelo massacre deste domingo."Quem mais poderia cometer atentados suicidas? Ninguém, além dos talibãs", afirmou Karzai. "Este ataque foi cometido pelos talibãs, os inimigos da nação", declarou Khalid.

Um porta-voz dos talibãs, Yusuf Ahmadi, se recusou a reivindicar o ataque. Os insurgentes também não haviam assumido a autoria do atentado de Baghlan.No ano passado, os talibãs perpetraram mais de 140 ataques deste tipo.

www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=839877

Nenhum comentário: