Resultados de Pesquisa

.

8 de fevereiro de 2008

Reservas do megacampo de Tupi podem ser três vezes maiores

Produção de petróleo e gás tem potencial para atingir 30 bilhões de barris

RIO DE JANEIRO - A produção de petróleo do megacampo de Tupi, na bacia de Santos, pode ser três vezes maior do que a anunciada. Sócia da Petrobras no projeto, a britânica BG informou ontem, em nota, que as reservas de petróleo e gás do campo, localizado na bacia de Santos, têm potencial para atingir de 12 bilhões a 30 bilhões de barris. A nova estimativa da BG, que tem 25% do campo, supera as projeções iniciais da Petrobras, que apontavam para um reservatório de cinco bilhões a oito bilhões de barris.

As previsões da petroleira britânica foram confirmadas pela portuguesa Galp, também sócia do empreendimentos, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários de Portugal. A Galp tem uma participação de 10% no projeto. Ao todo, as reservas da Petrobras no Brasil chegam a 13,9 bilhões de barris. Ou seja, se a estimativa de BG e Galp estiverem corretas, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.

O anúncio mexeu com os papéis da Petrobras. As ações ordinárias da petroleira brasileira tiveram alta de 3,31% ontem, num dia em que a Bovespa fechou estável (-0,01%). Procurada, a Petrobras informou apenas que ninguém da empresa iria comentar o conteúdo dos comunicados das suas sócias em Tupi. A estatal brasileira é responsável pela operação do campo. Ou seja, fica a cargo da companhia desenvolver todos os projetos de perfuração de poços e de sistemas de produção. (Folhapress)

http://www.correiodabahia.com.br/economia/noticia.asp?codigo=147176

Nenhum comentário: