Resultados de Pesquisa

.

7 de fevereiro de 2008

Governo reduz lista de fazendas habilitadas a exportar para a União Européia

Valor Online

BRASÍLIA - O governo decidiu ontem refazer a lista preliminar de 2.681 propriedades oferecidas à União Européia (UE) como fornecedoras de carne bovina aprovadas pelo sistema de rastreamento (Sisbov) do Ministério da Agricultura.

A lista definitiva das fazendas com permissão para exportar ao bloco europeu tem até agora 683 propriedades, informou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. Vamos auditar a lista preliminar e confirmar aquelas que tiverem todos os documentos , disse ao Valor. Os Estados terão até a próxima segunda-feira para incluir novas fazendas na relação oficial que será submetida à UE.

A nova auditoria na situação das fazendas foi decidida ontem durante reunião do ministro Reinhold Stephanes com os secretários de Agricultura de cinco dos seis Estados habilitados a vender carne bovina para a UE. Os dirigentes estaduais discordaram, porém, de uma redução drástica no número de propriedades aprovadas por temer reações negativas da UE e dos pecuaristas brasileiros. Alguns defenderam uma redução máxima de 20% nas fazendas inicialmente relacionadas. Vamos fazer uma nova triagem porque essa primeira não estava 100% conforme e para ser 100% defensável e ter mais tranqüilidade com a União Européia , afirmou o secretário de Minas Gerais e presidente do conselho nacional dos secretários (Conseagri), Gilman Viana.

O Ministério da Agricultura afirmou que a nova lista estava dentro do acordo fechado com as autoridades da UE. A primeira lista foi feita no campo, mas havia necessidade de auditar os documentos , disse Kroetz. Era um número preliminar e carecia de auditoria. Tínhamos prazo até 15 de março para auditar e vamos entregar até dia 11 de fevereiro . As propriedades que não forem auditadas terão que aguardas as próximas listas.

Kroetz afirmou que a redução no número de propriedades foi baseada na exigência interna de que o todo o sistema ainda não havia sido auditado pelas autoridades dos Estados e do governo federal. Mandamos o sumário e agora conferimos. Vamos ver se com essa [lista] as coisas melhoram , afirmou Inácio Kroetz.

O secretário do Ministério da Agricultura informou, ainda, ter recebido ontem a visita do embaixador da UE no Brasil, o português João Pacheco. Ele reafirmou que o bloco está atento ao trabalho do serviço sanitário , disse Kroetz. Pacheco entregou uma carta ao secretário com algumas considerações do bloco europeu sobre o trabalho desenvolvido até aqui pelo governo brasileiro.

Parte do setor privado recebeu a decisão com desconfiança. A pedra fundamental do Sisbov é a credibilidade. Perdemos no primeiro round e vamos ver se acertam no segundo , reagiu o pecuarista Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação dos Exportadores de Carne Suína (Abipecs). Até agora, eram os europeus que indicavam os erros. Espero que agora sejam os brasileiros a descobrir esses erros antes dos europeus .

Na reunião dos secretários estaduais, o governo voltou a reafirmar que não aceitará uma eventual limitação de 300 fazendas aprovadas para exportação à UE. Eles insistem nas 300 fazendas. Não aceitamos isso. Cabe a eles, se quiserem, escolher as fazendas, mas sempre dentro de critérios de qualidade e não de quantidade , disse Gilman Viana. Ele acredita, porém, que se os europeus aceitarem as primeiras 300 propriedades aprovadas, há uma tendência de que aceitem outros estabelecimentos ao longo do ano.

(Mauro Zanatta | Valor Econômico)

http://oglobo.globo.com/economia/mat

Nenhum comentário: