Resultados de Pesquisa

.

7 de fevereiro de 2008

Forças de Israel matam seis atiradores e um professor em Gaza

da Folha Online

Tropas israelenses apoiadas por tanques, helicópteros e aviões de guerra mataram seis atiradores palestinos e um professor durante incursão na faixa de Gaza nessa quinta-feira.

A ação é uma resposta de Israel ao grupo radical islâmico Hamas, que controla a região desde junho de 2007 e reivindicou os ataques suicidas da última segunda-feira (4).

Desde 2004, a facção islâmica não realizava nenhuma ação dentro do território israelense.

Moradores disseram que tanques e escavadeiras cruzaram a fronteira ao norte de Gaza, perto da cidade de Jabalya.

Forças israelenses também atuaram em Beit Hanoun, comunidade israelense freqüentemente atingida por bombardeios palestinos.

O Hamas afirmou que cinco de seus atiradores foram mortos lutando contra as tropas israelenses. Outro atirador, do grupo radical Jihad Islâmico, também morreu nos confrontos.

Um dos mísseis atingiu uma escola em Beit Hanoun, matando um professor e ferindo três alunos. A princípio, dois deles foram identificados como funcionários, mas o Ministério da Educação de Israel confirmou que são estudantes de 16 anos de idade.

"Qual foi o crime deste professor enviado por uma missão religiosa?", questionou o ministério em comunicado oficial. Uma porta-voz militar de Israel disse que as tropas queriam atingir um depósito de mísseis dentro da comunidade. "Nosso alvo certamente não era a escola".

Ela também disse que uma investigação foi iniciada para averigüar o ataque em Beit Hanoun, e confirmou que houve uma incursão de algumas horas em Jabalya.

Hamas

Israel saiu da faixa de Gaza em 2005, após 38 anos de ocupação, mas ainda controla a faixa litorânea e o espaço aéreo local.

O Hamas tomou o controle de Gaza em junho passado, após derrotar o Fatah, leal ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que havia retomado os diálogos de paz com Israel.

O Hamas e outros grupos radicais islâmicos freqüentemente lançam mísseis pela fronteira.

"Se os bombardeios provenientes de Gaza continuarem, nós intensificaremos nossas operações", disse o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, à Rádio do Exército.

Segundo o jornal israelense "Haaretz", ao menos dez mísses foram lançados ontem de Gaza sobre a cidade de Negev, e outros sete nesta quinta-feira sobre Sderot, ferindo ao menos quatro israelenses.

Com Reuters

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u370291.shtml

Nenhum comentário: