Resultados de Pesquisa

.

15 de fevereiro de 2008

Ex-aluno abre fogo e mata 5 em universidade nos EUA

da Folha Online

Um ex-aluno invadiu nesta quinta-feira um auditório da Universidade Northern Illinois (NIU), no nordeste dos Estados Unidos, abriu fogo e matou cinco estudantes. Após o ataque, o atirador --que também feriu outras 17 pessoas-- se suicidou.

Foi o quinto episódio envolvendo atiradores em apenas duas semanas nos Estados Unidos.

Segundo a polícia local, não houve motivo aparente para o ataque do ex-estudante, cuja identidade ainda não foi divulgada. O atirador disparou indiscriminadamente contra os alunos, que assistiam a uma aula de ciências, com uma espingarda e duas pistolas, e em seguida correu para fora do auditório.

De acordo com a polícia, ao menos dois dos feridos estão hospitalizados em estado grave.

"Eu pensei: 'Oh, meu Deus, ele vai atirar em mim. Oh, meu Deus, vou morrer", disse a estudante Desiree Smith, que estava no local e se atirou no chão para não ser atingida.

O estudante Jerry Santoni estava na última fila quando o ataque começou. "Eu o vi atirar contra o professor. Depois disso, me abaixei rapidamente o mais perto do chão possível".

O presidente da universidade, John Peters, disse que quatro pessoas morreram no local do crime --entre elas o atirador e outros três estudantes-- enquanto outras duas morreram no hospital. O professor foi atingido pelos disparos, mas não está em estado grave.

Segundo Peters, o atirador era um ex-aluno de sociologia da universidade, mas não estava matriculado atualmente no campus de 25 mil estudantes, 105 km a oeste de Chicago.

Ataque

Testemunhas disseram ao jornal "Chicago Sun Times" que o atirador, que estava vestido de preto e usava um boné, entrou no auditório pouco antes das 15h (17h em Brasília), puxou a cortina do palco em frente à platéia e começou a disparar contra os alunos.

Segundo a universidade, 162 estudantes estavam inscritos para a aula, mas não se sabe o número exato dos que estavam presentes. O auditório tem 200 lugares.

"Foi uma tragédia, mas fizemos tudo o que podíamos logo que ela aconteceu", disse Peters.

Todas as aulas foram canceladas nesta quinta-feira, e a universidade estava fechada hoje.

Estudantes foram instruídos a telefonar para seus pais "o mais rápido possível", e receberão qualquer tipo de ajuda da universidade, segundo o site da NIU na internet.

Outro ataques

Na sexta passada (8), uma jovem matou a tiros duas colegas dentro da sala de aula de uma escola técnica da cidade de Baton Rouge, no Estado de Louisiana, e se matou em seguida.

O episódio ocorreu apenas um dia depois que um atirador matou cinco pessoas e feriu outras duas durante a reunião de um conselho municipal na prefeitura de Kirkwood, no subúrbio de Saint Louis, no Missouri (EUA). Os feridos foram o prefeito da cidade, Mike Swoboda, e o repórter Todd Smith, do "Suburban Journals", que não correm risco de morte.

No mesmo dia, cinco pessoas morreram em Los Angeles depois que um homem avisou à polícia que havia matado três parentes e abriu fogo contra policiais que atenderam a ocorrência.

Anteriormente na quinta-feira (7), uma professora foi baleada pelo marido dentro da escola onde trabalha em Portsmouth, no Estado americano de Ohio.

Em 16 de abril de 2007, o sul-coreano Cho Seung-hui matou 32 pessoas e se suicidou em seguida no campus do Instituto Tecnológico da Virgínia (Virginia Tech).

Ele usou uma pistola Glock 9 milímetros e outra arma calibre 22 no massacre.

Com Associated Press

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u372613.shtml

Nenhum comentário: