Resultados de Pesquisa

.

14 de fevereiro de 2008

Na reta final das prévias, Hillary diz que Obama não tem preparo

da Folha Online

Com as prévias da corrida pela candidatura à Casa Branca se aproximando do final, a democrata Hillary Clinton disse que seu rival, Barack Obama, "não tem preparo" para ser presidente dos Estados Unidos, durante discurso para seus partidários no Texas.

A ex-primeira-dama afirmou que Obama é um "ótimo orador", mas "não tem preparo para ajudar os EUA nas questões internacionais e nos problemas econômicos".

"Eu apresento soluções", declarou a ex-primeira-dama nessa quarta-feira (13) para mais de 4.000 pessoas em Robstown, Texas. "Meu adversário apresenta apenas promessas", completou Hilary.

Reuters/Efe
Barack Obama e Hillary Clinton; a ex-primeira-dama diz que o rival não tem preparo
Obama e Hillary; a ex-primeira-dama diz que apresenta soluções, e que o rival não tem preparo para ser presidente dos EUA

Hillary, que até pouco tempo era a favorita entre os candidatos democratas nas prévias presidenciais, ficou com oito delegados a menos que Obama nas votações realizadas no distrito de Colúmbia e nos Estados de Virginia e Maryland na última terça-feira (12).

Uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira mostra Hillary com 55% da preferência entre os eleitores de Ohio, contra 34% de Obama. Na Pensilvânia, a ex primeira-dama tem 52% e Obama, 36%.

A pesquisa foi realizada nos dois Estados, onde as prévias ainda não ocorreram, pela Universidade Quinnipiac entre 6 e 12 de fevereiro e tem uma margem de erro de 4,1%, para cima ou para baixo.

Segundo a agência Associated Press, os dois são Estados industriais e enfrentam problemas econômicos.

Críticas a Obama

As críticas de Hillary a seu rival se somam às do republicano John McCain, que cumpre o quarto mandato como senador pelo Arizona e aponta a "falta de experiência" de Obama--ele ocupa pela primeira vez o cargo no Senado.

"Encorajar um país apenas com retórica, em vez de idéias concretas e comprovadas não é uma promessa de esperança, é uma superficialidade", disse McCain em referência a Obama.

Em resposta aos adversários, Obama anunciou nessa quarta-feira (13) que pretende investir U$ 210 bilhões [R$ 365,8 bilhões] para criar empregos na construção civil e indústrias ambientais. Ele acrescentou que a economia dos EUA enfrenta problemas graças à Guerra do Iraque, aprovada por senadores como Hillary e McCain.

"É em Washington que políticos como John McCain e Hillary Clinton votaram pela Guerra do Iraque, que nunca deveria ser autorizada e custou aos americanos milhares de vidas e bilhões de dólares", disse Obama em comício no Estado de Wisconsin, onde a prévia do Partido Democrático acontece nesta sexta-feira (15).

Resultados

A vitória de terça-feira dá a Obama a liderança entre os delegados, mas não garante que ele será escolhido como o candidato democrata. Após cerca de 2,5 mil delegados terem sido consultados, ele tem 1.275 votos, uma vantagem de 55 votos sobre Hillary, que tem 1.220. Cerca de 1.500 delegados ainda faltam ser consultados.

McCain lidera a corrida entre os republicanos com 843 delegados, contra 242 de Mike Huckabee, ex-governador de Arkansas. Um total de 1.191 delegados são necessários para a nomeação republicana.

As propostas do senador republicano surpreendem a agenda conservadora dos republicanos. Ele é a favor dos direitos dos homossexuais e pretende facilitar a integração dos imigrantes ilegais nos EUA.

Com Associated Press

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u372389.shtml

Nenhum comentário: