Resultados de Pesquisa

.

6 de fevereiro de 2008

Tornados nos EUA atingem quatro Estados no Sul e deixam 27 mortos

da Folha Online

Ao menos 27 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas devido à destruição causada pela passagem de tornados e tempestades por quatro Estados do Sul dos EUA. Autoridades e membros de equipes de resgate passaram pelos locais atingidos a fim de verificar se não havia mais vítimas.

Entre os mortos estavam 13, no Estado do Tennessee e outros 11 no Arkansas --entre as quais um casal e um filho de 11 anos, em Atkins (cidade de cerca de 3.000 habitantes a aproximadamente 100 km a noroeste de Little Rock).

Os tornados, que também atingiram o Estado do Mississippi, começaram ontem, enquanto em 24 Estados do país era realizada a maior votação simultânea da história das prévias para a Presidência dos Estados Unidos (a Superterça).

Segundo o legista do Condado de Pope (Arkansas), Leonard Krout, disse, segundo a agência de notícias Associated Press, que a casa em que a família foi "atingida em cheio" por um tornado. "Amigos e vizinhos olharam para o local e disseram 'costumava haver uma casa ali'", disse Krout. Do outro da rua em que ficava a casa onde a família morreu --e da qual restaram apenas as bases de concreto-- havia uma outra, praticamente intacta.

Ao redor das casas e pelas ruas de Atkins, que fica perto do rio Arkansas, os fios da rede elétrica estavam espalhados. Carros e caminhonetes estavam tombados e um dos carros atingidos tinha uma marca de tinta spray --feita pelas equipes de busca, para indicar que já havia sido feita a checagem à procura de feridos ou mortos.

Em Little Rock houve falta de energia, o que atingiu um centro de convenções onde ocorria um evento do Partido Republicano para Mike Huckabee --que foi governador do Estado e disputa a nomeação para a candidatura dos republicanos para a Presidência.

"Embora esperemos que seja um momento de celebração dos resultados da votação, somos lembrados de que nada é mais importante que as vidas desses cidadãos, e nossos corações estão com suas famílias", disse Huckabee.

Um incêndio ocorreu na estação de bombeamento de gás natural Columbia Gulf, na região de Green Grove, cerca de 65 km de Nashville, no Tennessee. Autoridades locais disseram que o incêndio pode ter sido causado devido aos efeitos dos tornados. Ainda não havia dados sobre mortos ou feridos devido ao acidente. O diretor do serviço de emergências do Tennessee, Donnie Smith, disse que as chamas na estação subiram cerca de 150 metros e podiam ser vistas a quilômetros de distância.

Ao menos seis tornados passaram entre Jackson e Oxford, no Mississippi, disse Richard Okulski, do Serviço Nacional de Meteorologia em Memphis. De acordo com a imprensa local, ao menos quatro locais de votação no Tennessee em que ocorriam as votações tiveram de ser fechados devido à tempestade.

Em Memphis (Tennessee), os ventos atingiram o o teto de uma loja da Sears, em um shopping. Entre os escombros espalhados pelo estacionamento havia blocos e aparelhos de ar-condicionado, além de veículos atingidos. Algumas pessoas que tentaram fugir se esconderam sob uma ponte, ao norte do shopping, mas foram levadas pela correnteza do rio Wolf. A polícia conseguiu resgatá-las, segundo o porta-voz do Departamento de Polícia da cidade, Steve Cole.

Na Universidade Union, em Jackson (no mesmo Estado), oito estudantes ficaram presos nos escombros de um dormitório, mas conseguiram ser libertados.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u370002.shtml

Nenhum comentário: