Resultados de Pesquisa

.

8 de fevereiro de 2008

Maioria no Japão aprova caça às baleias, indica pesquisa

Agencia Estado
Quase dois terços dos japoneses aprovam a caça de baleias que o país promove anualmente. E mais da metade concorda com o consumo humano da carne dos cetáceos, segundo constatou uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal Asahi. Ainda de acordo com o diário, a maioria dos que se disseram favoráveis à caça tem mais de 40 anos. Dos que apóiam tal prática, três quartos eram do sexo masculino.
Dos 2.082 entrevistados pelo Asahi, 56% disseram-se favoráveis ao uso da carne de baleia como alimento, contra 26% desfavoráveis. A margem de erro não foi divulgada. As entrevistas usadas na elaboração da pesquisa foram conduzidas nos dias 2 e 3 deste mês, logo depois de o ministro das Relações Exteriores da Austrália, Stephen Smith, ter visitado Tóquio. Durante a visita, Smith pressionou as autoridades japonesas para que parassem com tal prática nas águas próximas à Antártida. O novo governo australiano opõe-se veementemente à caça às baleias.
O ministro da Agricultura do Japão, Masatoshi Wakabayashi, disse hoje que Tóquio tem planos de expressar seu "arrependimento" um dia depois de a Austrália ter divulgado imagens que mostravam caçadores japoneses arpoando uma baleia e arrastando sua grande carcaça sangrenta para dentro de navios que estavam perto da Antártida. O Japão suspendeu temporariamente a caça às baleias em meados de janeiro em meio a confrontos entre ativistas ambientais e pescadores em alto-mar. Posteriormente, porém, Tóquio afirmou que a pesca foi retomada depois que os ativistas tiveram que voltar para abastecer seus barcos. A Comissão Internacional Baleeira (CIB) autoriza a caça de baleias para fins de pesquisa, mas vetou a comercialização da carne desses animais em 1986.
http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=836187

Nenhum comentário: