Resultados de Pesquisa

.

27 de fevereiro de 2008

Obama abre 16% de vantagem sobre Hillary em pesquisas nacionais

da Folha Online

O favoritismo do pré-candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, é cada vez maior sobre sua rival, a ex-primeira-dama Hillary Clinton. É o que apontam duas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Obama supera Hillary por 54% a 38% nacionalmente, segundo um levantamento divulgado pelo jornal "The New York Times" e pela emissora de televisão CBS. Em janeiro, o senador por Illinois tinha 27% da preferência dos eleitores, enquanto a senadora por Nova York tinha 42%.

Para o jornal "USA Today", em pesquisa realizada com o instituto Gallup, Obama lidera a preferência democrata com 51%, enquanto Hillary tem 39% das intenções de voto em escala nacional.

Em 4 de março, os dois candidatos se enfrentam nas primárias de Ohio e Texas. Hillary precisa vencer nos dois Estados para continuar na corrida à candidatura presidencial dos EUA.

Em Ohio, Hillary --que já teve uma vantagem de 20 pontos-- lidera nas pesquisas, com 49,2% da preferência, na frente de Obama, que tem 41,8%, segundo o site independente Real Clear Politics, que agrega o resultado das pesquisas eleitorais americanas.

No Texas, os dois estão em empate técnico, mas Obama apresenta pela primeira vez uma pequena vantagem, com 47,8% ante 46,3% de Hillary.

Debate

Os dois pré-candidatos democratas participaram nesta terça-feira de um debate em Cleveland, Ohio, onde se acusaram mutuamente de divulgar informações falsas sobre as respectivas propostas de planos de saúde.

O debate é a última chance de Hillary de conter o crescente apoio a Obama na corrida pela nomeação do partido. Rhode Island e Vermont também realizarão primárias na próxima terça-feira (4), quando 370 delegados estarão em jogo.

O senador por Illinois venceu as últimas 11 disputas, e mesmo alguns dos membros da campanha de Hillary afirmam que ela tem de vencer tanto em Ohio quanto no Texas --principais Estados em jogo nas próximas prévias- para continuar com força no páreo.

Segundo a rede de TV CNN, Obama conta com 1.360 delegados, enquanto Hillary conseguiu 1269. Para obter a nomeação do Partido Democrata na convenção nacional da legenda, um dos candidatos precisa obter no mínimo 2.025 delegados.

Saúde

'O senador (por Illinois) Obama disse repetidas vezes que eu forçaria as pessoas a terem planos de saúde independente de elas poderem pagar ou não', disse Hillary, insistindo que tal afirmação não é verdade.

Respondendo rapidamente, Obama contra-atacou dizendo que a ex-primeira-dama afirmou repetidas vezes que o plano de Obama 'deixaria 15 milhões de pessoas descobertas (...) Eu contesto isso e creio que seja impreciso', afirmou o senador por Illinois.

'Dezesseis minutos de debate sobre sistema de saúde é um começo', afirmou o mediador, ao tentar evitar que um dos dois pré-candidatos insistisse mais uma vez no tema.

Os dois rivais, os únicos sobreviventes das prévias democratas, se sentaram lado a lado em uma mesa sobre um palco na universidade do Estado de Cleveland.

Roupa tribal

Hillary afirmou ainda que até onde ela sabia, sua campanha não tinha nada a ver com a fotografia de Obama divulgada nesta segunda-feira, onde ele aparece com roupas tribais africanas no Quênia, que circulou junto a boatos de que o pré-candidato seja muçulmano.

O site de notícias e fofoca The Drudge Report postou a imagem na segunda e afirmou que ela estava sendo divulgada por membros da equipe de Hillary.

'Não sabemos de onde ela veio', disse Hillary, afirmando que esse não é o tipo de comportamento que ela quer em sua campanha.

'Acredito na palavra da senadora (por Nova York) Clinton de que ela não tinha nada a ver com o foto', declarou Obama.

'Nos últimos debates, parece que eu sempre sou a primeira a responder as perguntas. Eu não me importo, ficarei feliz em respondê-las', disse Hillary ao ser questionada sobre o Nafta. 'Acho curioso, se alguém viu 'Saturday Night Live' (programa humorístico de TV), talvez devesse pperguntara Barack se ele está confortável e precisa de outro travesseiro'. A platéia fez uma breve vaia.

Hillary tentou fazer um brincadeira relacionada ao episódio do programa do último sábado, quando o programa fez um quadro que mostrava a imprensa pegando leve com Obama, e um mediador perguntava durante um debate com Hillary se ele estava confortável e precisava de outro travesseiro.

Nafta

Hillary acusou Obama de distorcer suas posições sobre o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) e disse ser favorável a uma reavaliação do tratado. 'Precisamos consertar o Nafta', disse a ex-primeira-dama.

Os dois debateram o tratado de livre comércio com o Canadá e o México, que é muito impopular entre a classe operária, cujos votos são vitais na prévia de Ohio, no próximo dia 4, mostrando posições semelhantes.

Nenhum dos dois disse que sairia do tratado, mas ambos afirmaram que ameaçariam sair para pressionar o México por mudanças. 'Eu disse que eu iria renegociar o Nafta', disse Hillary. 'Eu direi ao México que irei sair do Nafta se não renegociarmos'.

Obama disse que a senadora por Nova York é aambíguasobre o assunto, elogiando o acordo em Estados agrícolas onde o tratado é popular, enquanto o critica em Estados como Ohio.

Com Associated Press

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u376388.shtml

Nenhum comentário: