Resultados de Pesquisa

.

30 de agosto de 2007

HR lembra Dia Nacional da Esclerose Múltipla

Doença neurológica que afeta o sistema nervoso central, a esclerose múltipla ainda não é muito conhecida. Para acabar com a falta de informação, é celebrado hoje o Dia Nacional da Esclerose Múltipla. No Recife, o Hospital da Restauração, referência no tratamento do mal, realiza uma manhã de atividades com familiares e pacientes da unidade.

O evento acontece até o meio dia no auditório do HR. O encontro tem o objetivo de integrar os familiares e pacientes que fazem parte do Centro Estadual de Referência para Atenção ao Paciente Portador de Doença Desmielinizante (CRAPPDD - HR) e da Associação Pernambucana dos Pacientes de Esclerose Múltipla (Apem).

A chefe do setor de neurologia do HR, Lúcia Brito, falará sobre o trabalho desenvolvido no Centro Estadual e sobre a importância da data. Em seguida, os participantes assistirão a uma apresentação do comediante Jessié Quirino.

O Hospital da Restauração, que foi o primeiro centro de referência do Brasil reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde, é a única unidade de saúde que presta atendimento para portadores de esclerose múltipla em Pernambuco. Atualmente, o centro tem 446 pacientes cadastrados, dos quais 250 fazem acompanhamento e uso de medicação. O Centro realiza também treinamentos em municípios do Interior, onde profissionais médicos são orientados no diagnóstico da doença.

A esclerose múltipla é uma doença crônica, de causa desconhecida, caracterizada por um processo inflamatório dos neurônios. Predominante em mulheres com idade entre 20 e 40 anos, a EM pode deixar seqüelas como dificuldade motora e visão dupla. Os principais sintomas são: alteração visual, formigamento ou adormecimento dos membros, fadiga intensa, dificuldade motora, alterações auditivas, vertigens, fraqueza ou rigidez muscular.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: