Resultados de Pesquisa

.

29 de novembro de 2007

Agora civil, Musharraf inicia o 2º mandato

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, deu início nesta quinta-feira ao seu segundo mandato, desta vez como chefe de estado civil. Um dia antes, ele entregara sua farda e abandonara o status de chefe das Forças Armadas. Ao ser novamente empossado, nesta quinta, Musharraf disse que seu país vivia um "dia histórico" e pediu uma grande "reconciliação política" -- o país vive uma profunda crise institucional.

Musharraf conquistou o segundo mandato no início de outubro, numa eleição legislativa de legitimidade contestada pela oposição. Seu primeiro mandato, iniciado em 1999, foi conquistado à força, num golpe de estado em 1999. Desta vez, ele apareceu para a posse trajando uma vestimenta tradicional ao invés da farda. Musharraf insisitiu em dizer que as eleições parlamentares de janeiro não serão adiadas, atendendo assim aos pedidos da oposição.

Falta, porém, cumprir outra exigência dos adversários: encerrar o estado de exceção declarado pelo presidente no início do mês. Fortemente pressionado pela comunidade internacional, ele aceitou largar o comando das forças militares, encerrando assim uma perigosa concentração de poder. Mas Musharraf resiste aos chamados pelo fim do estado de emergência, dizendo que é necessário mantê-lo por algum tempo.

Enquanto o presidente era empossado, cerca de 200 advogados protestavam contra Musharraf em Lahore. Eles entraram em confronto com a polícia e doze ficaram feridos. No seu discurso, Musharraf garantiu ser a favor do fortalecimento dos valores democráticos e dos direitos humanos em seu país. "Mas faremos isso da nossa forma, no nosso ritmo. Entendemos nossa sociedade melhor que qualquer um no Ocidente."

Nenhum comentário: