Resultados de Pesquisa

.

30 de novembro de 2007

'CPMF é um imposto justo', diz Lula

Sem CPMF, 'quem sairá prejudicado é o povo', afirmou. Governador do Rio, Sérgio Cabral, também defendeu o tributo.
Aluízio Freire Do G1, no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta sexta-feira (30), durante assinatura de contratos da Transpetro com o Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), a aprovação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011.

Em um discurso inflamado, Lula afirmou que os que são contra o tributo "são as pessoas que não querem o sucesso do país". "Eles são contra a CPMF porque é um imposto justo, para combater sonegadores", disse.

Lula destacou que, no caso de não aprovação do tributo no Senado, "quem sairá prejudicado é o povo". O presidente também voltou a negar que esteja em seus planos um terceiro mandato em 2010. "Não sou mais candidato. Mas, toda vez que o país está indo bem aparece alguns para prejudicar. O Brasil está vivendo um momento extraordinário, com crescimento da economia sem aumento da inflação. A casa está arrumada, os trabalhadores voltaram para a fábrica. Os empresários voltaram a acreditar e a investir no país. É preciso acabar com essa inveja, soberba e mesquinhez de poucos. Temos a oportunidade de transformar o Brasil, no século XXI, numa grande potência econômica", disse. O governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, também defenderam a aprovação da CPMF em seus discursos. "Esta é uma questão que está acima do Lula, do Mané, do Joaquim. O governo não pode se dar ao luxo de abrir mão de uma receita de R$ 35 bilhões anuais", disse Cabral.

Tranqüilo

Nesta sexta-feira, Lula já havia falado sobre a votação da CPMF no Senado. Depois de visitar o arquiteto Oscar Niemeyer em Copacabana, no Rio, ele afirmou que está tranqüilo com relação à aprovação da CPMF por uma questão de responsabilidade.

Ele insistiu que nem o governo federal, nem governos estaduais nem municípios podem prescindir de R$ 40 bilhões do tributo. Para ele, o que acontece neste momento no Congresso é que os partidos estão se deixando influenciar pelo discurso da oposição, em especial do DEM (ex-PFL).

“O governador do DEM é nosso aliado. Temos 26 governadores que querem a CPMF, e o PSDB que tem governos em estados importantes, como São Paulo, onde os governadores também querem a CPMF. Não podem os partidos políticos ficar reféns do discurso de um partido como o PFL [atual DEM], que não tem nada a perder. Quem tem responsabilidade neste país, sabe que precisamos desse dinheiro para o PAC”, disse Lula.

do Site:

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL200188-5601,00-CPMF+E+UM+IMPOSTO+JUSTO+DIZ+LULA.html

Nenhum comentário: