Resultados de Pesquisa

.

1 de novembro de 2007

Tempestade Noel já deixa ao menos 81 mortos

Da Folha Online

Já chega a 81 o número de mortes causadas pela tempestade tropical Noel, que se precipitou sobre o Caribe nesta semana.

A previsão meteorológica já alerta para uma possível piora na intensidade da tempestade nas Bahamas nesta quinta-feira, e o governo já decretou estado de atenção no noroeste do arquipélago. De acordo com o meteorologista Michael Stubbs, a tempestade Noel pode ganhar quase a mesma força de um furacão hoje.

Nos Estados Unidos, as autoridades divulgaram um alerta na costa leste de Flórida. A expectativa é que em 24 horas as condições para uma tempestade estejam formadas.

Com as chuvas que ainda caem na ilha caribenha de Hispaniola --dividida entre a República Dominicana e o Haiti-- as equipes de resgate trabalham para alcançar as comunidades ilhadas pela tempestade.

Mortes

Foram encontrados 56 mortos na República Dominicaca e 24 no Haiti. Uma pessoa também morreu na Jamaica.

"Muitas pessoas tiveram de escolher entre um filho e outro", disse Liony Batista, de uma organização cristã.

O fazendeiro Sagrario Diaz, 42, por exemplo, não conseguiu salvar seu filho. "Eu tentei, posso jurar, mas não foi possível salvá-lo. Eu queria morrer"

O O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, decretou estado de emergência para os próximos 30 dias e pediu ajuda internacional.

Haiti e Cuba

No Haiti, a inundação atingiu casas na capital Cité Soleil. Duas pessoas morreram quando suas casas desabaram.

A tempestade Noel é a pior na região do Carbe desde a tempestade tropical Jeane, que se precipitou sobre o Haiti em 2004, deixando cerca de 3 mil mortos. Para a região do Atlântico em geral, a tempestade Noel é a segunda pior do ano. No começo de setembro, o furacão Felix matou pelo menos 101 pessoas, a maioria na costa caribenha da Nicarágua e Honduras.

Em Cuba, milhares de pessoas tiveram de deixar as áreas mais vulneráveis, mas, por enquanto, não há registro de mortes.

Do Site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u341753.shtml

Nenhum comentário: