Resultados de Pesquisa

.

17 de novembro de 2007

Chávez exige desculpas do rei para normalizar laços com Espanha

CARACAS (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira que a Espanha pode pôr fim à escalada de uma disputa que ameaça bilhões de dólares em investimentos se o rei espanhol se desculpar por tê-lo mandado se calar durante a cúpula Ibero-Americana.

Embora Chávez já tenha exigido anteriormente um pedido de desculpas do rei Juan Carlos, foi a primeira vez que ele vinculou o pedido de desculpas real ao fim da disputa entre os dois países.

"Eles me enviaram uma série de mensagens de todas as maneiras de que não querem que isso se torne um problema. Bem, então eles deviam colocar as coisas em seus devidos lugares", disse Chávez, numa entrevista à televisão estatal. "O mínimo que eu espero do rei (...) é que apresente algum tipo de desculpas."

"Eu não quero tornar as coisas mais sérias, mas o rei ou o governo da Espanha têm que, de alguma forma, reconhecer que são eles que estão errados", acrescentou.

A Espanha tem buscado diminuir as tensões por canais diplomáticos, mas afirma que o respeito mútuo, mais do que culpar o rei, é a maneira de acabar o incidente.

Chávez ameaçou reconsiderar as relações empresariais e diplomáticas com a ex-potência colonial. Ele alertou que analisará com cuidado os negócios de empresas espanholas, que investiram 2,4 bilhões de dólares na Venezuela desde a chegada de Chávez no poder em 1999.

do Site: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRN1641929920071116

Nenhum comentário: