Resultados de Pesquisa

.

26 de novembro de 2007

Colombiano quer ajuda de Lula para conter Chávez

Um senador da Colômbia quer a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar impedir uma escalada no conflito diplomático com Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Desde a semana passada, o ditador faz pesados ataques e provocações a Álvaro Uribe, presidente colombiano, que suspendeu a mediação de Chávez com as Farc por causa do desrespeito do venezuelano à hierarquia de poder -- Chávez foi procurar o chefe das Forças Armadas do país vizinho sem consultar Uribe.

Em declaração feita na noite de domingo, o parlamentar Juan Manuel Galán, filho do candidato presidencial assassinado Luis Carlos Galán, defendeu que Lula convoque os vizinhos para uma reunião urgente, ainda nesta semana, "para que Uribe e Chávez sentem-se para dialogar". O senador colombiano considera que o brasileiro é o único no continente capaz de intermediar a conversa, pois tem boa relação com ambos. Recentemente, fez um afago no venezuelano ao defender a democracia do vizinho.

No fim de semana, Chávez mostrou-se disposto a provocar um conflito a qualquer custo. No sábado, disse que foi "traído" por Uribe e avisou que as relações bilaterais vão ficar prejudicadas. O colombiano respondeu de forma sensata, reiterando sua intenção de manter um "diálogo construtivo" com Chávez e lembrando que é de interesse das Farc "criar fissuras e antagonismos entre Colômbia e Venezuela". Não adiantou: no domingo, Chávez adotou tom ainda mais provocador em relação ao vizinho.

O ditador venezuelano disse que a relação com os colombianos estava "congelada" e que Uribe "cuspiu" em seu rosto. "Que triste que haja um presidente tão mentiroso. A Colômbia merece outro presidente." Ao contrário do que costuma fazer Lula diante das provocações de Chávez ao Brasil, Uribe respondeu de forma séria ao venezuelano -- disse para ele não "incendiar o continente" e acusou o ex-aliado de promover um "projeto expansionista". "O senhor parece não desejar a paz da Colômbia."

Nenhum comentário: