Resultados de Pesquisa

.

8 de novembro de 2007

Finlândia veste luto por vítimas de massacre em escola

Por Tarmo Virki

HELSINQUE, Finlândia (Reuters) - Bandeiras tremulavam a meio mastro na quinta-feira, na Finlândia, em sinal de luto pelas oito pessoas mortas por um estudante de 18 anos em uma escola, horas depois de ele ter colocado um vídeo no site YouTube anunciando um massacre no local.

Seis alunos do Colégio Jokela, o diretor do estabelecimento e uma enfermeira foram mortos quando o estudante Pekka-Eric Auvinen abriu fogo com uma pistola calibre .22 durante o horário das aulas. Depois, Auvinen disparou um tiro contra a própria cabeça.

O agressor, que se interessava pela história das guerras e por movimentos extremistas, morreu horas mais tarde, ainda na quarta-feira.

Na quinta-feira, a polícia disse que um dos mortos era uma enfermeira do colégio de Tuusula, uma cidade de 35 mil habitantes localizada a 60 quilômetros de Helsinque. Inicialmente, acreditou-se que sete estudantes e um funcionário da escola tinham sido mortos.

"Isso parece ser tão surreal", disse a professora de jardim da infância Charlotta Andersson, de Helsinque. "A gente ouve falar de casos desse tipo nos EUA, mas não na Finlândia."

Uma tragédia de tal magnitude em um país normalmente tranquilo como a Finlândia fará com que os finlandeses repensem sua campanha de oposição a um projeto da União Européia (UE) para tornar mais rígidas as leis de porte de arma em relação a pessoas jovens, disse à Reuters um membro do gabinete de governo.

"Na minha opinião, deveríamos reconsiderar isso bastante seriamente", afirmou o ministro finlandês do Comércio, Mauri Pekkarinen. "Acredito que devemos repensar de forma crítica a postura adotada pela Finlândia. Estou pronto para levantar esse assunto dentro do governo." Apesar de o país possuir o terceiro maior índice de armas per capita do mundo, os incidentes fatais com esse tipo de armamento são raros.

Do Site

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB86096020071108

Nenhum comentário: