Resultados de Pesquisa

.

27 de novembro de 2007

Governador da Bahia se antecipa e anuncia implosão da Fonte Nova

Salvador (BA) - O primeiro desdobramento da tragédia ocorrida no último domingo na Fonte Nova, com sete pessoas mortas pela queda da arquibancada durante o jogo entre Bahia e Vila Nova, foi conhecido nesta terça-feira. O governador da Bahia, Jacques Wagner, antecipou o prazo dado para sua decisão e anunciou a demolição do cinqüentenário estádio baiano.

A medida foi divulgada pelo governante após uma reunião com seus secretários. A idéia de Wagner é a construção de um novo estádio no local da Fonte Nova, que foi concluída nos anos 50 e não passa por reforma há 37 anos. Até a segunda-feira, Jacques Wagner via a demolição apenas como uma possibilidade e prometia esperar até o final da perícia do acidente para decidir o que faria com a arena.

Segundo a assessoria do governo, a intenção existe desde a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, e a única duvida era se a nova arena seria construída no mesmo local da Fonte Nova ou em outra região de Salvador.

Jacques Wagner também garante que o acidente do final de semana acelerou a sua decisão. “Todos sabem da minha inclinação em implodir a Fonte Nova, isso foi dito diversas vezes antes da tragédia do domingo. Já temos um projeto em andamento que prevê, além da construção do estádio, um shopping center e estacionamento”, declarou o governador. “Vamos apagar essa velha Fonte Nova e proporcionar aos torcedores baianos um estádio digno”, promete.

Ainda não há previsão da conclusão do novo estádio, mas o governo baiano assegura que já há um projeto e que isto é um fator positivo para a construção. De início, a expectativa é pela formação de uma arena a partir no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), abrindo a licitação para empresas se associarem ao empreendimento.

O governador, no entanto, assegura que a PPP não é a única possibilidade de construção do estádio. “Estamos estudando essa possibilidade. Mas se não for possível, o estado irá arcar com o custo de implantação”, disse Jacques Wagner.

No anúncio, o governo baiano afirmou que a decisão de implodir a Fonte Nova não afetará as investigações sobre o ocorrido na tragédia de domingo. A previsão é que o laudo oficial da perícia técnica saia nos próximos dez dias.

Ainda não há data para a implosão do estádio.

Nenhum comentário: