Resultados de Pesquisa

.

28 de novembro de 2007

Sudão indicia professora por batizar brinquedo de Maomé

Agencia Estado

A justiça sudanesa indiciou hoje a professora britânica Gillian Gibbons por incitação ao ódio religioso depois de ter autorizado seus alunos a chamarem um bicho de pelúcia de Maomé, informou a agência estatal de notícias do Sudão. Caso seja condenada, a professora estará sujeita a punição de até 40 chibatadas, seis meses de prisão e pagamento de multa, disse Abdul Daem Zumrawi, subsecretário do Ministério da Justiça. Gibbons foi presa depois de os pais de um de seus alunos ter apresentado queixa. O indiciamento estremeceu ainda mais as já conturbadas relações entre o Sudão e a Grã-Bretanha.

O sistema judiciário do norte do Sudão é baseado na lei Sharia, código judicial baseado no Corão, o livro sagrado do Islã. A Sharia prevê punições rigorosas contra qualquer blasfêmia ao profeta Maomé. Depois do anúncio formal da medida, a Secretaria de Exterior britânica convocou o embaixador sudanês em Londres para tratar do assunto, segundo porta-voz do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown. O procurador-geral do Sudão, Salah Addin Abuzeit, informou que Gibbons foi enquadrada no artigo 125 do código civil sudanês, que prevê a punição de chibatadas, prisão e multa.

A Embaixada da Grã-Bretanha em Cartum informou que seus diplomatas foram autorizados a visitá-la na prisão hoje. "Ela disse que está sendo bem tratada e passa bem", disse Omar Daair, porta-voz da representação diplomática. A Escola Unidade, onde Gibbons trabalhava, defendeu a professora dizendo que ela nunca pretendeu insultar o Islã e pediu desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas. Funcionários da escola disseram que ela estava ensinando sobre os animais a alunos de sete anos e pediu a uma menina que levasse um ursinho de pelúcia à escola. Gibbons então pediu aos estudantes que escolhessem nomes e a maioria da classe votou por Maomé.

RepercussãoEm Cartum, onde funciona a escola, as autoridades locais buscaram minimizar o caso. Diplomatas sudaneses na Grã-Bretanha e na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York disseram acreditar que a professora será libertada em breve. Ao mesmo tempo, os principais clérigos islâmicos do país divulgaram nota hoje exigindo que a lei seja rigorosamente aplicada contra Gibbons. Eles disseram considerar que o incidente foi intencional e faz parte de um "complô" mais amplo do Ocidente contra o Islã.

As leis islâmicas proíbem a divulgação de qualquer tipo de imagem ou retrato do profeta por temer idolatria. No ano passado, caricaturas do profeta Maomé reproduzidas pela imprensa européia desencadearam revoltas em diversos países islâmicos.

Nenhum comentário: