Resultados de Pesquisa

.

18 de novembro de 2007

Mais de 60 mortos confirmados numa mina de carvão na Ucrânia

Pelo menos 63 mineiros morreram e 37 são dados como desaparecidos após uma explosão ocorrida hoje numa mina de carvão em Donetsk, na Ucrânia, segundo o último balanço avançado pelo Ministério das Situações de Emergência.

A mesma fonte indicou que 28 dos mais de 360 mineiros já resgatados da mina foram hospitalizados, continuando as operações de socorro na exploração de carvão, onde estão 37 equipas formadas por bombeiros e médicos.

O incêndio, que se seguiu à explosão, registada às 03h11 locais (01h11 em Lisboa), foi localizado esta tarde, segundo o vice-primeiro-ministro Andri Kliouev, responsável pela comissão governamental criada para acompanhar o incidente, que se encontra já em Donetsk, Este da Ucrânia.

Andri Kliouev admitiu à agência Interfax que “é provável” que sejam encontrados sobreviventes entre os mineiros que são dados como desaparecidos desde o incidente, que ocorreu numa altura em que se encontravam 456 mineiros a trabalhar no interior da mina de carvão Zasiadko, uma das mais importantes da Ucrânia.

Centenas de familiares dos mineiros encontram-se junto à entrada da mina, aguardando informações sobre os trabalhadores.

O primeiro-ministro ucraniano, Victor Ianukovitch, natural da região de Donetsk, já se encontra no local, estando prevista a chegada do Presidente Victor Iuchtchenko amanhã. “Chore e sofro com todo o país”, afirmou o chefe de Estado numa mensagem de condolências enviada às famílias das vítimas. Iuchtchenko criticou ainda o Governo, acusando-o de realizar “esforços insuficientes” para modernizar e tornar segura a indústria mineira.

O governador de Donetsk decretou três dias de luto na região.

Nenhum comentário: