Resultados de Pesquisa

.

19 de novembro de 2007

Explosão em mina de carvão provocou mais de 60 mortos

epa Explosão ocorreu numa altura em que 457 trabalhadores estavam no interior da mina

Eduardo Guedes, Correspondente em Moscovo

Uma explosão de metano numa mina de carvão da região de Donetsk, no sul da Ucrânia, provocou pelo menos 63 mortos, segundo os dados disponíveis ao princípio da noite de ontem, enquanto 37 mineiros continuavam dados como desaparecidos. Foram ainda hospitalizados 26 homens, a maioria por intoxicação provocado pelo fumo.

A explosão, na mina de Zassiadko, deu-se na madrugada de domingo, às 3 horas e 11 minutos, pela hora local, numa galeria horizontal a 1078 metros de profundidade. Naquela altura encontravam-se dentro da mina 457 trabalhadores. A explosão provocou ainda um incêndio numa galeria de acesso, que as equipas de salvamento só conseguiram extinguir ao fim da tarde de ontem. Mas a passagem até ao epicentro da explosão estava ainda dificultada devido a desabamentos e destroços que bloqueavam a galeria.

No local trabalhavam 350 elementos das brigadas de salvamento. O Governo ucraniano prometeu dar dum subsídio de 100 mil grivinas (quase 14 mil euros) aos familiares das vítimas, e foram decretados três dias de luto nacional.

Segundo alguns observadores, este pode vir a ser o pior acidente de sempre, em minas de carvão, na Ucrânia. Aquela mina estava em função desde 1958 e é considerada de categoria perigosa devido aos riscos de explosão de metano e pó de carvão. Actualmente, a exploração de carvão faz-se até 1300 metros de profundidade.

As minas de carvão da Ucrânia, sobretudo na região de Donetsk, são consideradas das mais perigosas do Mundo, devido à sua formação geológica e as condições de temperatura que apresentam. Dados oficiais do Governo ucraniano indicam que 75% das minas de carvão se encontram na categoria de mais alto risco de explosão de metano. Além disso tem havido pouco investimento na renovação do equipamento e manutenção das minas. Segundo o portal ucraniano www.newsru.ua, um terço das actuais 165 minas activas entraram em funcionamento há mais de 100 anos. Durante o primeiro semestre deste ano, em acidentes em minas de carvão na Ucrânia, morreram 150 homens, e seis mil sofreram traumatismos de diversa gravidade.

Sucessão de tragédias

Em Zassiadko já se tinham verificado anteriormente tragédias semelhantes devido a explosão de metano. Em 24 de Maio de1999, uma explosão vitimou 50 mineiros, e em 19 de Agosto de 2001, num acidente análogo, perderam a vida 55 homens. O maior acidente deu-se na região de Lugansk, na mina Barakova, onde, a 11 de Março de 2000, morreram 80 mineiros. Outro acidente grave foi a 4 de Abril de 1998, na região de Donetsk, na mina de Skotchinski, onde uma explosão e o consequente desmoronamento vitimaram 63 mineiros. A 7 de Julho de 2002, na cidade de Ukrainsk, região de Donetsk, um incêndio provocou a morte de 35 pessoas. A 20 de Julho de 2004, uma explosão de gás na mina Krasnolimanskaia ceifou a vida a 37 mineiros. Entre os incidentes com consequências menos graves sublinhe-se o de 6 de Maio de 2001, na mina Kirov, com 10 mortos, o de 14 de Fevereiro de 2002, na mina Krasnoarmeiskaia-Zapadnaia, com cinco vítimas, e o de 13 de Agosto de 2006, em Krasnodon, com seis mortos.

do Site:

http://jn.sapo.pt/2007/11/19/mundo/explosao_mina_carvao_provocou_mais_6.html

Nenhum comentário: