Resultados de Pesquisa

.

27 de novembro de 2007

O tratado de paz sai até 2008, diz Bush

O presidente americano George W. Bush anunciou nesta terça-feira que palestinos e israelenses concordaram em assinar um tratado de paz até 2008. A decisão foi comunicada após a reunião da cúpula de Annapolis (EUA), em que se discutem soluções para a pacificação do Oriente Médio.

Ao término do encontro com os líderes de Israel e da Palestina, Bush afirmou que os esforços devem se concentrar na criação de um estado palestino que consiga conviver pacificamente com Israel. "Nós concordamos em nos engajar em negociações vigorosas e contínuas e faremos todo esforço para concluir um acordo antes do fim de 2008", disse o presidente americano. "Para isso, um comitê liderado em conjunto pelos chefes de cada delegação vai se encontrar repetidamente, como combinado". Um novo encontro foi marcado para o dia 12 de dezembro.

Segundo Bush, para que a paz venha de fato é preciso que Israel encerre a expansão dos seus assentamentos, e que os estados árabes apoiem o presidente palestino Mahmoud Abbas, a fim de demonstrar em "palavras e ações" que o estado Judeu tem um lugar permanente no Oriente Médio. O líder dos Estados Unidos prometeu sua "dedicação pessoal" e o envio de recursos para solucionar os conflitos na região.

Para Abbas, as negociações devem trazer a paz completa e justa que resulte no fim da ocupação israelense e as atividades de assentamentos, na libertação de prisioneiros e que ajude os palestinos a estabelecer a força da lei. O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse que Israel não está alheio às tragédias que os palestinos sofrem. Segundo ele, o país vai ajudar refugiados palestinos a encontrar um futuro no novo estado palestino. Olmert também disse que as negociações devem solucionar todos os principais temas do conflito.

Nenhum comentário: