Resultados de Pesquisa

.

4 de novembro de 2007

Soldados turcos liberados por rebeldes curdos chegam a Turquia

Da Folha Online

O avião militar no qual viajavam os oito soldados turcos liberados na manhã deste domingo no norte do Iraque pelos rebeldes curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) pousou em Diyarbakir (sudeste da Turquia).

O avião pousou em uma base militar, onde os oito ex-prisioneiros conversaram por telefone com suas famílias.

Os rebeldes separatistas do PKK liberaram na manhã deste domingo os oito oficiais que haviam sido capturados no dia 21 de outubro no sudeste da Turquia em uma operação que acentuou a ameaça de intervenção militar turca no Iraque.

Iraque e Turquia aproximaram neste sábado suas posições na luta contra a guerrilha do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) na região norte do país árabe após o compromisso de Bagdá de tomar medidas "urgentes" contra o grupo.

Ontem, três deputados do principal grupo pró-curdos da Turquia, o PTD (Partido para uma Sociedade Democrática), foram ao Curdistão iraquiano para se assegurar de que os soldados seriam soltos. ]

Na sexta-feira, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que os EUA consideram os rebeldes do PKK (Partido dos Trabalhadores de Curdistão) no Iraque uma "ameaça", e anunciou que Washington iniciará uma "ação importante" contra o grupo.

O Exército turco mobilizou cerca de 100 mil soldados na fronteira com o Iraque nos últimos meses e prepara uma operação de larga escala além da fronteira para atacar as bases do PKK no norte do Iraque.

O governo turco acusa Bagdá de não fazer o suficiente para evitar que os guerrilheiros do PKK se infiltrem na Turquia para atacar o Exército.

Em uma emboscada do PKK no sudeste da Turquia há duas semanas foram mortos 12 soldados, enquanto outros oito foram seqüestrados pelos rebeldes.

O incidente foi o pivô da escalada da tensão, que pode acabar em um operacional de larga escala do Exército turco, o que Washington quer evitar, já que o norte do Iraque é a zona mais estável do país invadido.

Do Site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u342462.shtml

Nenhum comentário: