Resultados de Pesquisa

.

11 de novembro de 2007

Ban Ki-moon chama Brasil de "gigante verde tranqüilo"

da Efe, em Brasília

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o sul-coreano Ban Ki-moon, destacou neste domingo, o primeiro dos três dias de viagem no país, que o Brasil é "uma economia muito limpa", informaram fontes oficiais.

Em Jaboticabal, interior de São Paulo, Ban visitou uma usina de álcool combustível. Ele afirmou que o Brasil é um "gigante verde tranqüilo", porque foi "um dos poucos" países a produzir "com sucesso" combustíveis de origem vegetal, informaram fontes da ONU.

O diplomata também chamou a atenção para a controvérsia dos efeitos negativos que os biocombustíveis podem causar na produção de alimentos.

"Cada país tem que pôr na balança os benefícios e os custos", ponderou. Ele afirmou que a indústria dos biocombustíveis está gerando empregos "em regiões pobres do Brasil".

Em seguida, Ban voltou a Ribeirão Preto, também no interior paulista, para pegar um avião com destino a Brasília.

Na capital, Ban se reunirá amanhã (12) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem almoçará e conversará sobre questões políticas.

Segundo fontes diplomáticas, Ban e Lula discutirão o projeto de reforma do Conselho de Segurança da ONU, inclusive a reivindicação de um assento permanente para o Brasil.

O diplomata também deve ir a Belém do Pará, onde se encontrará com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A visita ao Brasil é a etapa final da primeira viagem pela América do Sul desde que Ban assumiu o cargo, em janeiro. Durante a visita, ele enfatiza o combate à mudança climática.

Antes, o secretário-geral visitou Argentina e Chile, de onde teve a oportunidade de realizar uma breve viagem à Antártida para conhecer o problema do degelo pessoalmente. Além disso, Ban participou da Cúpula Ibero-Americana, realizada esta semana em Santiago.

do Site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u344746.shtml

Nenhum comentário: