Da Efe, em Ancara
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, chegou nesta sexta-feira a Ancara, onde se reunirá com o governo turco a fim de buscar uma saída não-militar para a crise entre a Turquia e a Administração curda no norte do Iraque devido à presença do ilegal PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).
A chefe da diplomacia americana foi recebida no aeroporto internacional da capital turca em meio a intensas medidas de segurança.
Rice se reunirá às 13h (9h de Brasília) com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, às 14h (10h de Brasília) com o ministro de Relações Exteriores turco, Ali Babacan, e no final do dia com o presidente da Turquia, Abdullah Gül.
À noite, a secretária de EStado irá a Istambul para participar da cúpula ministerial dos países vizinhos do Iraque, que tem o objetivo de promover a estabilidade do país árabe. Rice tentará convencer Erdogan a não agirem sozinhos, e a coordenarem suas ações contra o PKK com os Estados Unidos e o Iraque.
Além disso, as reuniões servirão para preparar a visita de Erdogan a Washington na segunda-feira (5).
A Turquia posicionou mais de 100 mil soldados em sua fronteira com o Iraque, e ameaça lançar uma operação em grande escala para combater as bases do PKK no norte do Iraque.
A atual crise começou há quase duas semanas, quando 12 soldados turcos morreram em uma emboscada do PKK no sudeste da Turquia, e oito militares foram seqüestrados pelos guerrilheiros.
O PKK é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e pela União Européia.
Do Site:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u342028.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário