Folha Online
Polícia finlandesa deteve na sexta (9) jovem de 16 anos suspeito de divulgar um vídeo pela internet em que ameaçava a escola de Maaninka como alvo de um novo massacre, imitando o adolescente que matou 8 pessoas em outra escola da Finlândia durante a semana. O computador também foi apreendido.
Segundo jornais finlandeses, o garoto contou à polícia que o vídeo feito em sua escola, com o título de "Massacre de Maanicka", era apenas uma brincadeira sem qualquer intenção de realizar o atentado. A ameaça divulgada pelo site YouTube mostrava cenas da escola, além de imagens de um jovem segurando uma arma.
A "brincadeira" faz menção ao atentado realizado por Pekka-Eric Auvinen, de 18 anos, na quarta-feira (7). O estudante da cidade de Tuusula, também na Finlândia, abriu fogo contra seus companheiros, matando seis colegas de classe e dois funcionários da escola de Jokela, antes de se suicidar.
Auvinen iniciou na segunda-feira uma seqüência de declarações on-line anunciando o massacre, sua última postagem foi feita menos de uma hora antes dos tiros. O vídeo mostrava a imagem da escola e duas fotos de um jovem com uma arma, como trilha sonora uma voz dizia "Eu sou seu apocalipse".
Na sexta-feira a polícia finlandesa já tinha suspendido as aulas nas escolas de Kirkkonummi e Tuusula devido a ameaças de mesmo teor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário