Resultados de Pesquisa

.

15 de novembro de 2007

Abalos secundários no Chile surpreendem visita de Bachelet

Novos abalos tiveram intensidade de 6,2 graus na escala Richter.Terremotos da véspera deixaram pelo menos dois mortos.

Da EFE

Na Íntegra:

Abalos secundários do terremoto que castigou o norte chileno nesta quarta-feira (14) deixando pelo menos dois mortos foram registrados nesta quinta-feira na região no momento de uma visita da presidente chilena, Michelle Bachelet, à área. Reuters A presidente do Chile Michelle Bachelet visita zonas afestadas pelos tremores (Foto: Reuters)

Segundo o relatório do Instituto de Sismologia da Universidade do Chile, os abalos foram sentidos às 12h03 (13h03 de Brasília) e tiveram intensidade de 6,2 graus na escala Richter, com seu epicentro situado a 47 quilômetros a noroeste do porto de Mejillones e a 37,8 quilômetros de profundidade.

Entenda a escala Richter

As autoridades já estão avaliando os eventuais novos danos ocasionados pelos tremores. O novo abalo sísmico voltou a deixar a população local inquieta no momento em que os habitantes da região ainda se recuperam do terremoto da quarta.

Segundo informações via rádio, Bachelet e os ministros que a acompanhavam foram surpreendidos pelo tremor, que durou aproximadamente um minuto, quando visitavam a região da cidade de Antofagasta.

Leia também: Abalos são sentidos em São Paulo

Primeiro tremor

O terremoto desta quarta-feira teve intensidade de 7,7 graus Richter e foi sentido às 13h43 (hora de Brasília). Seu epicentro foi localizado no Deserto do Atacama, a 59 quilômetros de profundidade.

Até agora, o abalo sísmico deixou dois mortos, mais de 100 feridos e cerca de quatro mil desabrigados.

O terremoto atingiu grande parte do Chile, desde a fronteira com o Peru, no norte, até Santiago, e também foi sentido fora do país, chegando até mesmo à cidade de São Paulo.

Fonte:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL182062-5602,00-ABALOS+SECUNDARIOS+NO+CHILE+SURPREENDEM+VISITA+DE+BACHELET.html

Nenhum comentário: