Resultados de Pesquisa

.

6 de abril de 2007

Fiéis lotam Catedral para o Lava-pés

Dom Matias beija o pé de um dos participantes da cerimônia, para ressaltar a humildade pregada por Jesus Cristo Enquanto algumas pessoas se preparavam para aproveitar mais um feriado prolongado, outras se reuniram nas igrejas de Natal para celebrar a Quinta-Feira Santa e assistir o tradicional rito do Lava-pés. Centenas de fiéis compareceram na tarde de ontem à Catedral Metropolitana para dar início ao Tríduo Pascal. A Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo são vivenciadas de quinta-feira até sábado.
Na liturgia católica, o termo Lava-pés designa a cerimônia que se pratica na Quinta-Feira Santa e na qual o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia. A cerimônia do Lava-pés representa uma festa de amor e um ato de humildade.
O Lava-pés retrata o cenário da última reunião de Jesus com os apóstolos, onde foi instituída a eucaristia. Na ocasião, Jesus teria dito aos apóstolos, segundo o evangelista Lucas: ‘‘Este é o meu corpo. Tomai e comei. Este é o meu sangue. Tomai e bebei. Fazei isso em memória de mim’’.
Em seu sermão, Dom Matias destacou que falta humildade entre as pessoas e nos relacionamentos com outros. ‘‘Vamos pedir mais humildade em nossas vidas’’, rogou. O pedido foi seguido do rito milenar. Os 12 homens que tiveram os pés lavados se apresentaram voluntariamente após solicitação da Arquidiocese. O cobrador de ônibus Mário Henrique conta que essa já é a segunda vez que participa da cerimônia. Católico praticante, lamenta que algumas pessoas esqueçam a importância desse período confundindo-o com um feriadão. ‘‘Devemos seguir o exemplo de simplicidade e humildades deixado por Jesus. As pessoas devem pensar mais no que Ele fez e usar esse período para reflexão. Para que lembrem sempre do sofrimento que Jesus passou para nos salvar’’, explica.
A Semana Santa teve início em 1º de abril com o Domingo de Ramos, quando foi celebrada a chegada de Cristo em Jerusalém. Representa o começo da missão que o levaria à cruz. A Sexta da Paixão representa o dia de morte do Senhor. É o único dia em que não é celebrada a eucaristia. A Vigília Pascal é celebrada no sábado como preparação para a ressurreição de Jesus. Os oito dias de Semana Santa terminam com o Domingo de Páscoa.
GABRIELA FREIRE Da equipe do Diário de Natal {Costa}

Nenhum comentário: