Resultados de Pesquisa

.

28 de setembro de 2007

Lei proíbe entrevista de pais de Madeleine à TV americana

Os McCann poderiam enfrentar novas acusações se falassem sobre o caso.Kate e Gerry, os pais de Maddie, são suspeitos pelo desaparecimento da garota. Do G1, com agências

A lei portuguesa proíbe que Gerry e Kate McCann, pais da menina britânica Madeleine , participem de um programa especial que seria feito pela entrevistadora da televisão americana Barbara Walters, informou nesta sexta-feira (28) o jornal "Evening Standard". Segundo o tablóide londrino, Walters - que entrevistou todos os presidentes dos EUA desde Richard Nixon - queria fazer um especial com o casal, que poderia chegar a uma audiência de milhões de pessoas.

Clique aqui para ler a cobertura completa do caso Madeleine

No entanto, de acordo com as leis portuguesas, Gerry e Kate McCann poderiam enfrentar novas acusações se falassem publicamente sobre o caso, após terem sido declarados "suspeitos" do desaparecimento da filha, em 3 de maio, no sul de Portugal. A equipe de advogados britânicos que assessora os McCann busca algum resquício na legislação que permita ao casal ir ao programa de Walters, a fim de defender sua reputação e chamar a atenção do mundo sobre o desaparecimento de Madeleine.

O porta-voz dos McCann, Clarence Mitchell, recebeu centenas de solicitações de entrevistas com o casal de médicos, mas os McCann não poderão atendê-las até receberem o sinal verde de sua equipe de advogados.

Vários locais

O jornal português "Diário de Notícias" publicou uma reportagem nesta sexta-feira (28) na qual afirma que a Polícia Judiciária mantém fortes suspeitas de que o corpo de Madeleine "passou por vários locais" antes de entrar na bagageira do carro alugado pelos pais. AP

Imagem de Madeleine de maio de 2005, que foi liberada por amigos do casal

(Foto: AP)

Os investigadores aguardam por novos resultados das análises aos vestígios, nomeadamente de sangue e cabelos, recolhidos no apartamento do The Ocean Club e ao Renault Scénic usada pelo casal McCann.

Segundo esses policiais da PJ ouvidos pela reportagem, a menina terá morrido no apartamento antes mesmo do jantar dos pais, no Restaurante Tapas, num período compreendido entre as 19h e as 20h30.

Durante esse espaço de tempo, o pai de Maddie teria sido visto jogando tênis no resorte. Já Madeleline e os seus irmãos gêmeos estariam sob a guarda da mãe, já que a baby-sitter do empreendimento que tomava conta das crianças fora dispensada pelos pais. Não há registos nem testemunhas que tivessem visto Kate e Maddie durante essa hora e meia.

150 dias

Neste domingo (30), completam 150 dias desde o desaparecimento de Madeleine, que estava perto de fazer quatro anos quando sumiu do quarto de hotel onde a família passava férias na localidade portuguesa de Praia da Luz, no Algarve, enquanto seus pais jantavam em um restaurante próximo com amigos.

Kate e Gerry McCann planejam iniciar uma nova campanha de alerta em Portugal, Espanha e Marrocos, onde várias pessoas dizem ter visto uma criança que poderia ser Madeleine. No caso do Marrocos, a informação foi um engano, já que a menina avistada era marroquina.

Decepção dos pais

AP Photo

Madeleine (à dir.) e a garota marroquina: semelhança causou confusão (Fotos: AP) Os pais de Madeleine ficaram decepcionados nesta semana ao saberem que a garotinha loira que aparece numa foto tirada no Marrocos no final de agosto não era sua filha, afirmou o porta-voz do casal. "Se é verdade que as informações de que a menina da foto não é Madeleine, isso é muito desalentador", disse Clarence Mitchell, porta-voz dos McCann.

A foto, amplamente divulgada na terça-feira pela imprensa britânica, mostra uma mulher que leva no colo uma menina loira. A foto foi tirada em 31 de agosto em Zinat (no norte do Marrocos) por Clara Torres, uma turista espanhola.

Mas nesta quarta-feira (26) um fotógrafo da agência France Press encontrou a suposta Madeleine e sua mãe. E descobriu que ela se chama Bouchra, tem quase três anos e é da cidade de Zinat, perto de Tetuán (no norte do Marrocos). Os pais da garota mostraram sua certidão de nascimento e demais documentos que provam sua identidade e filiação.

Clique aqui para ler: Fotógrafo diz que menina vista no Marrocos não é Madeleine

"Esta é a razão pela qual Gerry e Kate se recusaram a comentar" as reportagens que diziam que menina tinha sido vista, e "o motivo pelo qual aconselhavam prudência", acrescentou o porta-voz. Mitchell tinha advertido na noite desta terça-feira, depois de divulgada a foto, que era necessário manter a cautela.

Clique aqui para ler a continuação desta reportagem

Veja abaixo as fotos que geraram a confusão As fotos feitas pela turista espanhola e pelo fotógrafo da AFP (à dir.) (Foto: Reuters/AFP)

Segundo informações da agência de notícias “France Presse”, Bouchra Akchar aparece no colo da mãe, Hafida. Na terça-feira (25) foi divulgada uma imagem (veja abaixo) de uma menina que poderia ser Madeleine e que seria, na verdade, a mesma da foto acima (Foto: Abdelhak Senna/AFP)

O caso da fotografia Os pais de Maddie mantiveram uma cerca prudência nesta quarta-feira (26) depois da divulgação de uma foto de uma criança loira tirada no Marrocos no final de agosto, para evitar "montanhas-russas emocionais", segundo seu porta-voz.

Saiba mais

» Interpol analisa foto que pode ser de Madeleine no Marrocos » Pais de Madeleine contrataram detetives particulares, diz jornal

A turista Clara Torres decidiu mostrar a foto à polícia na segunda-feira depois de ficar sabendo pela imprensa que duas testemunhas afirmaram ter visto Maddie em Marrakesh (no sul do Marrocos) poucos depois de seu desaparecimento, no dia 3 de maio.

G1 Mapa mostra o Algarve, a região de Portugal de onde Madeleine desapareceu

(Arte: G1) Clara Torres, de Albacete, disse que tirou a foto na manhã do dia 31 de agosto, nas proximidades da cidade de Zinat, na estrada entre Chaouen e Tetuán.

"A semelhança (com Maddie) é de dar calafrios", disse Clara Torres, que passava as férias no Marrocos. Kate e Gerry McCann foram indiciados como suspeitos em 7 de setembro pela polícia judicial portuguesa e dois dias depois partiram de Portugal, para voltar à Inglaterra.

Nenhum comentário: