Resultados de Pesquisa

.

9 de setembro de 2007

Brasil vence bem os EUA por 4 x 2 em fase final de preparação

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Com o aguardado trio Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Robinho escalado como titular, ao lado do improvável Afonso, a seleção brasileira saiu atrás mas derrotou os Estados Unidos neste domingo, por 4 x 2, em Chicago, numa partida dura que colocou em ação o provável time brasileiro para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Ronaldinho Gaúcho, de falta, colocou o Brasil em vantagem de 3 x 2, aos 29 minutos do segundo tempo, e Elano, de pênalti, aos 46, fechou o placar. O time da casa, empurrado por um bom público, abrira o marcador com Bocanegra e chegou a 2 x 2 com Dempsey, após Onyewu, contra, e o capitão Lúcio terem virado o jogo para o Brasil.

Além dos norte-americanos, rivais historicamente duros para o Brasil, a seleção ainda teve de lidar com o gramado em condições muito ruins no estádio Soldier Field, casa do time de futebol americano Chicago Bears. A vitória foi a décima do Brasil sobre os norte-americanos, as últimas seis por somente um gol de diferença.

Na próxima quarta-feira, o Brasil enfrenta o México, em Boston, na última partida da equipe antes das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. A estréia será em 14 de outubro, contra a Colômbia, em Bogotá.

"A cada jogo, cada treino, estou me sentido melhor e me adpatando melhor com a forma de trabalho do Dunga. Agora é dar continuidade ao trabalho", disse após a partida Ronaldinho Gaúcho.

TIME DAS ELIMINATÓRIAS

Depois da reserva no amistoso do mês passado com a Argélia --castigo imposto pelo técnico Dunga pela ausência da Copa América-- Ronaldinho e Kaká retomaram suas posições no time e tiveram a companhia no ataque de Afonso, única novidade no time ao ser escalado no lugar que vinha sendo de Vágner Love.

O novo camisa 9 da seleção foi quem teve a primeira chance de abrir o marcador, logo aos oito minutos, mas parou no pé da trave, após lançamento milimétrico de Ronaldinho.

A posição ocupada por Afonso parece ser justamente a única incerteza de Dunga para o início das eliminatóriaso. O restante do time deve ser o mesmo que começou o jogo com os Estados Unidos: Doni, Maicon, Juan, Lúcio, Gilberto, Gilberto Silva, Mineiro, Kaká, Ronaldinho e Robinho.

Os Estados Unidos abriram o marcador aos 20 minutos de jogo, com Bocanegra. Após cobrança de escanteio da esquerda de Donovan, ninguém na defesa brasileira cortou e o zagueiro esperou a bola descer para tocar para o gol brasileiro.

Numa jogada rapidíssima de contra-ataque, o Brasil chegou ao empate, aos 32 minutos. Maicon escapou pela direita e iniciou o lance. A bola passou em sequência por Afonso e Robinho, que cruzou pela intermediária e acionou Ronaldinho Gaúcho. O jogador do Barcelona deu um passe de primeira que deixou Kaká de frente para o gol e, apesar de o goleiro Howard ter feito uma grande defesa, a bola sobrou no meio da área e o zagueiro Onyewu acabou mandando para o próprio gol.

No último lance do primeiro tempo, o árbitro mostrou cartão amarelo para Robinho num lance em que o brasileiro foi derrubado dentro da área, após pedalar para cima do zagueiro. O juiz considerou tentativa de simulação.

A virada brasileira saiu aos sete minutos da etapa final, com Lúcio cabeceando firme para as redes após cobrança de escanteio da esquerda de Ronaldinho.

Depois do gol da virada, o time brasileiro recuou e passou a dar campo para os EUA. Ao mesmo tempo, o técnico Dunga passou a poupar alguns jogadores brasileiros, entre eles Kaká, que saiu para entrada de Júlio Baptista. Não demorou para os EUA chegarem com perigo algumas vezes, e Dempsey empatou novamente a partida aos 27, num chute cruzado, após passe de Cherundolo.

Mas os norte-americanos tiveram somente dois minutos para festejar o resultado. No ataque após o reinício da partida, Daniel Alves sofreu falta na entrada da área. Ronaldinho foi para cobrança e colocou no cantinho, com muita categoria, sem chances de defesa pra Howard.

Aos 39 minutos, Ronaldinho deixou o campo substituído por Diego e foi bastante aplaudido. No total, foram seis alterações feitas por Dunga no segundo tempo.

Aos 45 minutos do segundo tempo, Júlio Baptista sofreu pênalti em jogada individual. Elano cobrou com tranquilidade no canto esquerdo, deslocando Howard.

Nenhum comentário: