Resultados de Pesquisa

.

6 de setembro de 2007

Jatos britânicos interceptam oito bombardeiros russos

LONDRES (Reuters) - A força aérea britânica enviou quatro aviões de guerra Tornado na quinta-feira para interceptar oito bombardeiros russos de longo alcance, informou o Ministério da Defesa.

O ministério disse que as aeronaves russas não entraram em espaço aéreo britânico.

No comunicado, o ministério informou que nas primeiras horas desta manhã quatro aeronaves F3 Tornado da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) partiram das bases de Leeming e Waddington para interceptar as aviões russos Bear.

O Tupolev Tu-95, chamado de "Bear" (urso) pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), é o equivalente ao bombardeiro B-52 dos EUA e um ícone da Guerra Fria.

O Ministério da Defesa russo publicou um comunicado mais cedo nesta quinta-feira em que afirma que 14 bombardeiros estratégicos começaram as operações de patrulha de rotina de longo alcance na quarta-feira à noite sobre o Pacífico, o Atlântico e o Ártico.

As relações entre Londres e Moscou são consideradas as piores desde o fim da Guerra Fria. A recusa da Rússia em extraditar Andrei Lugovoy, um ex-agente da KGB suspeito de matar o ex-espião Alexander Litvinenko em Londres no ano passado, levou a expulsões de diplomatas em ambos os países.

"Os aviões sobrevoaram apenas águas neutras e não se aproximaram do espaço aéreo de um Estado estrangeiro", afirmou o documento. "Praticamente todos os aviões foram acompanhados por combatentes dos países da Otan."

A Sky News disse que os bombardeiros russos estavam rumando em direção ao espaço aéreo britânico e tiveram de fazer uma manobra em U quando os aviões britânicos se aproximaram.

É pelo menos a segunda vez nos últimos meses que a Grã-Bretanha envia jatos para interceptar bombardeiros russos.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no mês passado que ia retomar as patrulhas regulares de longo alcance, interrompidas após o colapso da União Soviética.

Nenhum comentário: