Resultados de Pesquisa

.

29 de setembro de 2007

Atentado fere ao menos 12 turistas na capital das Maldivas

Da Folha Online

Uma bomba caseira explodiu perto de uma mesquita na capital das Maldivas, Male, neste sábado e feriu 12 turistas estrangeiros, informou o Ministério do Turismo maldivo. A explosão ocorreu na entrada do Sultan Park, uma atração turística popular na cidade.

Até o momento nenhum grupo ou indivíduo reclamou a autoria do atentado. Dentre os feridos estão dois britânicos, dois japoneses e oito chineses.

"Os japoneses e os chineses foram socorridos e liberados do hospital. Os dois britânicos ainda continuam recebendo tratamento médico na instituição", afirmou o ministro do Turismo, Mahmood Shaugee.

O ministro afirmou que os turistas ainda estão muito assustados e não foram interrogados sobre o incidente, que ocorreu por volta das 15h (7h em Brasília).

Os internados sofreram queimaduras, mas estão fora de perigo, segundo o ministro. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido confirmou as informações.

O governo maldivo informou que é muito prematuro apontar um culpado e que uma investigação está a caminho. "As autoridades maldivas perseguirão os responsáveis e lhes imputarão penalidades previstas na lei", segundo um comunicado emitido pelas Maldivas. A mídia local veicula que a explosão foi provocada por um aparato ativado por um celular.

Luxo

Mais de 50 mil turistas visitam as Maldivas todo ano e a indústria é o carro-chefe da economia do arquipélago do Oceano Índico.

O país de maioria muçulmana sunita é conhecido pela tranqüilidade e capital não enfrenta atentados ou explosões desde uma tentativa de golpe em 1988.

No entanto, recentemente o país enfrenta certa instabilidade política. O presidente das Malvidas, Maumoon Abdul Gayoom, ganhou um referendo em agosto para adotar o presidencialismo. A oposição alega que a votação foi fraudulenta.

Críticos afirmam que Gayoom, no poder de 1978, interfere em reformas para a democracia e o acusam de reprimir a opinião dos dissidentes.

Eleições pluripartidárias estão programadas para 2008 no país. E os ajudantes da Gayoom afirmam que ele irá concorrer outra vez. Após décadas de sistema de partido único, em 2005 as forças de oposição foram legalizadas.

Nenhum comentário: