Resultados de Pesquisa

.

11 de setembro de 2007

Bovespa fecha em alta e recupera parte das perdas

Por Equipe AE

Agência Estado A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) seguiu a recuperação das bolsas internacionais. O principal índice da Bolsa paulista fechou com alta de 2,41%, aos 53.920,6 pontos, e recuperou parte das perdas da véspera, quando caiu 3,51%. Entretanto, no mês a Bovespa tem queda de 1,31%. Já no acumulado dos últimos 30 dias, o ganho é de 2,44%.

O giro financeiro da Bolsa não foi dos melhores, sinalizando que os investidores continuam reticentes em comprar ações, dado o grau elevado de incerteza sobre a saúde da economia norte-americana. Além disso, pesa também a expectativa com a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), na próxima terça-feira. O volume de negócios foi de R$ 4,22 bilhões, cifra bem abaixo da média diária de negócios registrada em agosto, que foi de R$ 5,4 bilhões.

A melhora de humor dos investidores foi baseada na esperança de um corte maior de juro nos EUA, na reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) da semana que vem. Segundo analistas, uma redução de juro de 0,25 ponto porcentual já está precificada e algumas instituições financeiras vêem necessidade de uma ação agressiva do Fomc para estimular a economia. Essa percepção de afrouxamento monetário maior nos EUA cresceu de sexta-feira para cá, depois do anúncio do fechamento de 4 mil vagas no mercado de trabalho em agosto.

O tão aguardado discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, nesta terça-feira, não ajudou a disseminar as dúvidas sobre a política monetária norte-americana, já que ele não deu nenhuma sinalização sobre a trajetória dos juros ou sobre a situação econômica atual dos EUA.

Nenhum comentário: