Resultados de Pesquisa

.

23 de setembro de 2007

Angela Merkel recebe o Dalai Lama apesar das críticas da China

A chanceler alemã Angela Merkel recebeu hoje em Berlim o Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, apesar das críticas das autoridades chinesas sobre este encontro.

Merkel recebeu o líder tibetano durante cerca de uma hora, numa “conversa privada e informal”, informou em comunicado o porta-voz do Governo alemão, Ulrich Wilhelm.

A chanceler “prestou homenagem ao Dalai Lama enquanto líder espiritual do budismo tibetano e garantiu o seu apoio à preservação da identidade cultural do Tibete”, acrescentou.

Merkel, a primeira chefe de Governo alemã a aceitar um encontro deste tipo com o Dalai Lama, deu também o seu apoio “à política não violenta, visando a autonomia religiosa e cultural” da província chinesa.

Durante o encontro, o próprio líder tibetano “salientou o carácter pacífico e não violento da sua missão, que exclui explicitamente a luta para que o Tibete obtenha a sua independência da República Popular da China”, insistiu o porta-voz.

O anúncio deste encontro suscitou duras críticas das autoridades chinesas, contrárias a qualquer contacto entre o Dalai Lama – que consideram um separatista – e os Estados estrangeiros.

A 14 de Setembro a China convocou o embaixador da Alemanha em Pequim para lhe dar conta da sua desaprovação.

Além disso, a China anulou, oficialmente por “razões técnicas”, um encontro que estava marcado para hoje em Munique entre a delegação chinesa e a ministra alemã da Justiça, Brigitte Zypries, informou ontem o Ministério em Berlim.

Numa entrevista ao jornal diário alemão “Süddeutsche Zeitung”, edição de ontem, o Dalai Lama criticou Pequim por se imiscuir nos assuntos internos da Alemanha, considerando esta uma atitude de “arrogância”. “O que aprecio em Merkel é o seu compromisso firme em favor dos direitos do Homem e da liberdade religiosa, bem como do Ambiente. Talvez seja por isso que me quer ver, apesar de todas as pressões de Pequim”, acrescentou.

AFP

Nenhum comentário: