Resultados de Pesquisa

.

26 de setembro de 2007

Sudão/EUA: Bush pede à ONU maior presença militar em Darfur

Washington - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu terça-feira ao Conselho de Segurança (CS) da ONU uma maior presença militar na região sudanesa de Darfur, já que os sete mil soldados desdobrados pela União Africana (UA) no local são "insuficientes".

Bush fez as afirmações em reunião especial do CS sobre a África, evento presidido pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Na reunião, o CS aprovou uma resolução que autoriza uma "presença multidimensional" nas áreas policial e militar em torno da região de Darfur, concretamente no Tchad e no nordeste da República Centro-Africana, para ajudar a proteger civis e deslocados.

Bush destacou no seu discurso a gravidade do conflito em Darfur, que classificou de "genocídio".

"E sete mil tropas não são suficientes, se o que pensa que ocorreu é um genocídio", afirmou, após lembrar que o território de Darfur "é maior que a França ou o Texas".

O presidente dos EUA declarou também que no conflito perderam a vida 200 mil pessoas e dois milhões tiveram de deixar as suas casas e buscar refúgio em países vizinhos, como o Tchad e a República Centro-Africana.

Por isso, celebrou a aprovação da resolução, que levará ajuda aos refugiados. "É uma solução prática para um grande problema", afirmou Bush.

Além disso, o líder americano fez um apelo ao Governo sudanês para que facilite o desdobramento de uma força maior de pacificação das Nações Unidas, e aos rebeldes para que optem por um cessar-fogo para iniciar conversações de paz

Nenhum comentário: